“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Ode

Do grego ώδή, em eslavão pesn: ode, cântico. Título aplicado:

  • a certas orações e composições poéticas de origem bíblica;
  • às nove (na prática oito) subdivisões do cânon (originalmente destinadas a acompanhar a leitura dos cânticos bíblicos.

Os nove cânticos bíblicos são indicados para o uso em Matinas como abaixo:
Cada ode é constituída de: 1 Irmos (Eirmos) + 3 ou 4 tropários.
Katavásia (ao final de cada ode, nas Matinas Festivas e Grandes Matinas)
Katavásia (apenas ao final da 3a, 6a, 8a e 9a odes), nas Matinas Comuns.


1a. Ode – Cântico de Moisés. Travessia do Mar Vermelho. Ex 15, 1-19.
2a. Ode – Cântico do povo depois de passar pelo Mar Vermelho (Dt 32, 1-43). Ode penitencial, cantada somente na Grande Quaresma.
3a. Ode - Cântico de Santa Ana, mãe do profeta Samuel (1 Sm 2, 1-10).
4a. Ode – Cântico do profeta Habacuque (Hb 3, 2-19).
5a. Ode – Cântico do Profeta Isaías (Is 26, 9-20).
6a. Ode – Cântico do Profeta Jonas (Jn 2, 3-10).
7a. Ode – Cântico dos 3 santos meninos no interior da fornalha (Dn 3, 26-56).
8a. Ode – Cântico dos 3 santos meninos depois da saída do interior da fornalha (Dn 3, 57-90).
9a. Ode – Cântico de Zacarias do Evangelho de São Lucas: (Benedictus - Lc 1, 68-79)

Cântico da Theotokos (Magnificat – Lc 1, 46-55)

O Magnificat e o Benedictus, embora a princípio sejam dois cânticos distintos, são tratados nas Matinas bizantinas como se fossem só um. Fora o Magnificat todos estes cânticos são omitidos, exceto durante a Grande Quaresma.


Após a 3a. ode – Pequena Litania (com a ecfonese: “Pois Tu és o nosso Deus e nós Te damos glória, Pai, Filho e Espírito Santo, eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!” ), Tropário-catisma (Siedalem) lido ou Hipakoi.


Após a 6a. ode – Pequena Litania (com a ecfonese: "Pois que Tu és o Rei da Paz e Salvador das nossas almas e nós Te damos glória, Pai, Filho e Espírito Santo, eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!”), kontakion (cantado), Ikos (lido), Sinaxário (no Triódio).


Durante o canto da Katavásia após a 8a. ode o presbítero incensa todo o santuário, sai pela porta norte incensa as Portas Reais, o ícone de Cristo e todos os demais ao lado do de Cristo e pára em frente ao ícone da Virgem e quando o coro pára de cantar, exclama: “Mãe de Deus e Mãe da Luz, com hinos nós te glorificamos” . A seguir continua a incensação do restante da iconostase, o povo e toda a igreja. O coro canta o Magnificat, cada versículo do Magnificat é intercalado com o Hino à Virgem: “Tu mais venerável que os Querubins...” como refrão.


9a. ode – Cântico de Zacarias. Após a katavásia da 9a. ode (apenas nas Matinas Comuns) o coro canta: “Verdadeiramente é digno e justo...Tu mais venerável que os Querubins...” e Pequena Litania (com a ecfonese: "Pois que a Ti louvam todos os Poderes Celestes e nós Te glorificamos, Pai, Filho e Espírito Santo, eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!”)