“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

"A sede pelo bem"

A alma do ser humano tem sede, conforme sua natureza, de unir-se ao bem e de todas as formas esforça-se em aprender, reunir-se e encontrar o bem. O bem é como se fosse feito de fios dos quais o ser humano tece para si as vestes com as quais estará um dia frente a frente ao altar Divino onde permanecerá para sempre. Esta vestimenta tecida de fios do bem e do amor, clareará e brilhará com a luz Divina. Se tecida pelos fios do mal, atos maus, escurecerá ainda mais em contraste à luz Divina, trará vergonha e uma dor amarga, àquele que estiver vestido com ela. Através das nossas próprias mãos, isto é, através de nossa própria vontade e arbítrio — apesar de pouco desenvolvidos, enfraquecidos pelo pecado mas com facilidade, nós podemos vestir a vestimenta da alegria ou, da vergonha. Nossa liberdade - aquilo de bom, que Nosso Senhor nos deu, como prêmio de Sua criação - direito ao qual Ele mesmo nos garante e não faz a menor pressão para nos influenciar em nossas escolhas. Porém nós não cuidamos deste nosso livre arbítrio e freqüentemente sem pensarmos nas conseqüências nos colocamos a serviço do pecado. Submissos ao pecado, como poderemos nos restabelecer no bem, quando as nossas forças encontram-se enfraquecidas? Somente com as nossas forças não podemos consertar a situação, mas com a graça de Deus isto é possível: A Deus tudo é possível! Enquanto nossa alma ainda permanece no caminho rumo ao Reino de Deus, enquanto ainda há tempo, vamos reforçar e fortalecer nossa vontade, enfraquecida, inerte, com a graça da força de Deus e vamos encontrar nela a força indispensável e o apoio na luta com o mal.


A vida exige um grande esforço. É necessário aprender a viver com sabedoria em Cristo e então tudo ao redor de nós irá adquirir significado e valor para a eternidade. Se nós formos atentos, então as circunstancias que nos rodeiam ficarão a nosso favor. Os “Santos Mestres” nos ensinarão a obediência a Deus, nos ajudarão com paciência e amor a percorrer nosso caminho na vida e conquistar a salvação. Onde quer que estejamos, em todos os lugares estaremos cercados por situações que poderão nos salvar; em quaisquer situações que a vida nos coloque — sempre poderemos amadurecer espiritualmente e nos aperfeiçoar. Nossa vida em cada circunstancia pode ser o caminho que nos conduz ao bem, a bem-aventurança - que está acessível aqui mesmo, na Terra.

Arcebispo Sergio Korolev de Praga (1881-1952)
Traduzido por Boris Petrovich Poluhoff
www.fatheralexander.org