“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Santo Pontífice e Mártir Eleutério, Bispo de Ilírico, e sua mãe, Santa Mártir Anthia- 15/28 dezembro


Santo Eleutério é nascido em Roma ao correr do século II. Órfão de pai, ele foi educado na fé cristã por sua mãe Anthia, a qual havia, ela mesma, ouvido a pregação dos discípulos de S. Paulo.

Para lhe assegurar a educação religiosa, ela o confia ao bispo de Roma, o papa Aniceto (155-166); este, percebendo as qualidades do jovem rapaz, o faz percorrer rapidamente todos os graus da hierarquia eclesiástica. Nenhuma regra impunha ainda uma idade mínima para as Ordens.


Eleutério se torna diácono aos 15 anos e presbítero aos 17; depois, aos 20 anos, foi sagrado bispo da Ilíria, esta província romana que se estendia sobre toda a costa oriental do Adriático, desde a Croácia até a Grécia continental passando pela Dalmácia e Albânia.


O apostolado do jovem bispo teve um tal sucesso entre os pagãos que o Imperador o mandou prender. De início torturado em praça pública, depois recolhido à prisão, em seguida conduzido a Roma para aí terminar o seu martírio. Seu corpo ainda aí repousa.


O nome de Eleutério, que significa “homem livre”, é utilizado, sob a forma grega ou eslava, por muitos albaneses e sérvios.

Tropário, t.5
Paramentado com os ornamentos pontificais e banhado pelos rios do teu sangue, triunfado sobre satanás, subiste para Cristo, o teu Mestre, ó Bem-aventurado Eleutério. Não deixes então de interceder por nós, os fiéis que veneram a tua memória sagrada.


Kondákion, t.6
Nós te veneramos, Venerável Pai, todos nós a uma só voz, esplendor dos Bispos e modelo dos Atletas vitoriosos. Pontífice e mártir Eleutério, nós te suplicamos, livra-nos dos múltiplos perigos, pois celebramos a tua memória com todo coração, e sem cessar, interceda em favor de todos nós.