“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Os Livros de Uso Litúrgico

Tipikon – este livro contém as regras determinando cada aspecto dos serviços litúrgicos e sua celebração ao longo do ano. De acordo com a Tradição da Igreja, o Tipikon foi elaborado por São Sawas de Jerusalém (+cerca de 532) e depois revisado por São Sofrônio, Patriarca de Jerusalém (+cerca de 638). Uma posterior revisão foi feita por São Joao Damasceno (+ cerca de 749), monge do Mosteiro de São Sawas, dai o nome Tipikon de Jerusalém, do Mosteiro de São Sawas. Em 1888, uma nova edição do Tipikon foi preparada em Constantinopla, que atualmente é usada pela Igreja Grega. A Igreja Russa, assim como a maior parte da Igreja Ortodoxa na América, ainda usa o Tipikon de Jerusalém, assim como os antigos mosteiros do Monte Atos, o Mosteiro de São Sawas em Jerusalém e o de São João na ilha de Patmos.

Menaia – este livro e dividido em 12 volumes, correspondendo aos 12 meses do ano e contém os textos para os serviços litúrgicos para cada dia do ano. Em adição há ainda mais um volume com os textos das Grandes Festas fixas.

Octoecos – ou livro dos oito tons contém as partes móveis dos ofícios diários cantados ao longo da semana. Oito séries de ofícios, um para cada um dos oito tons, são fornecidos, de modo que cada um contém sete conjuntos de serviços (textos), um para cada dia da semana. O primeiro tom começa no Domingo de São Tome continua em sequência cada semana ate atingir o oitavo tom, quando então o ciclo reinicia-se.

Triódio – contém os textos usados para os ofícios durante a Grande Quaresma.

Triódio de Páscoa (Pentecostarion) – contém os textos para os ofícios desde a Páscoa até o Domingo de Todos os Santos, o primeiro após o Pentecostes.

Trebnik – o nome do livro tem origem eslavônica e significa serviço religioso.

O livro divide-se em duas partes. A primeira contém:
  • oração lida após o nascimento de uma criança, no oitavo dia para a imposição do nome. Assim como a oração para a reapresentação da mãe após o parto (40 dias depois) na Igreja, a partir deste momento ela poderá participar dos ofícios na Igreja e comungar na Sagrada Liturgia.
  • Ritual dos sacramentos: batismo, crisma, confissão, casamento, unção dos enfermos.
    Assim como rito para enterro de fiéis e de clérigos, benção da agua (na Festa da Teofania), de casas, paramentos, sinos, frutos, ícones, cruzes, escolas, alimentos, túmulos e animais.
  • Panichida e Molebien.

A segunda parte do Trebnik contém, às vezes ligada a primeira em um só livro, o ritual realizado pelo bispo para a sagração de igrejas, iconostase, sinos. Os ritos para chirotesia (leitor e sub-diácono) e chirotonia (ordenação de diáconos, presbíteros e bispos). Assim como o rito da tonsura de monges.

“Tradição Litúrgica da Igreja Ortodoxa da Polônia”
Igúmeno Lukas, 2003