“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

terça-feira, 13 de novembro de 2007

“Trabalhar em si mesmo” – Starets Paisius

Se queres ajudar a Igreja se esforce antes por mudar a si mesmo e não aos outros. Se consertas a si mesmo, de uma só vez, consertas uma partícula da Igreja. É visível que assim sendo todos irão progredir e a Igreja estará ordenada por inteiro. Mas as pessoas, hoje, ocupam-se com os outros, exceto consigo mesmas. Ocupar-se com os outros é fácil, mas para ocupar-se consigo mesmo é necessário esforço pessoal.
Se nos preocupamos com a auto-reparação e contamos, antes de tudo, com a ajuda de Deus, voltamo-nos mais para o que está acontecendo interiormente e não para as ações exteriores, assim ajudamos mais efetivamente as outras pessoas.
Além de tudo, ainda aprendemos a alcançar o silêncio interior, o qual faz-se suavemente, em paz, o que vai ajudar as almas com as quais contatamos. Porque a paz interior faz nascer virtudes interiores e modifica as almas alheias. Quando alguém conduz uma atividade exterior, não tendo alcançado ainda o estado interior de purificação espiritual, pode conduzir até uma batalha espiritual, mas vai sentir, diante disso, pressão e tormento, vai faltar-lhe confiança na presença de Deus e freqüentemente vai perder a paz. Se a pessoa não faz o bem a si mesma, não pode nem mesmo dizer que a sua preocupação sobre o bem geral seja pura.
Mas tendo se libertado do homem velho e de tudo o que é mundano possuirá a Graça de Deus. Através disso sua alma exercerá a paz sobre si mesmo e ele estará em posição de ajudar a cada uma das pessoas, independente da sua formação. Se, entretanto, a pessoa não tem em si a Graça de Deus, não pode ter domínio sobre si, nem ajudar as pessoas com o objetivo de agradar a Deus. Assim a pessoa deve em primeiro lugar mergulhar na Graça e somente depois, já forte e iluminado, pode se tornar útil para salvação dos outros.
"Boletim Interparoquial", novembro de 2003