“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Santo Pontífice e Confessor, Gregório, o Taumaturgo, Arcebispo de Neocesareia (+270) - 17/30 novembro

Nasceu em uma proeminente família de pagãos de Neocesareia onde o cristianismo era quase totalmente desconhecido. Mesmo assim, ainda muito cedo, abraçou a fé cristã. Seus pais o educaram nas melhores escolas de Atenas, Alexandria e Beirute.

Ele e seu irmão passaram muitos anos sob a educação de Orígenes, mas puderam discernir claramente alguns erros nos ensinamentos de Orígenes acerca dos mistérios de Deus. Recusando muitas ofertas de cargos e posições seculares, Gregório se retira para viver na ascese. O Arcebispo de Amesia, conhecedor de sua habilidade e santidade, o consagra aos 30 anos, apesar de sua resistência, a Bispo de Neocesareia.

Quando chega em Neocesareia como Bispo havia apenas 17 cristãos. Depois de fervorosas orações e inumeráveis milagres, após seu repouso existiam apenas 17 pagãos.

Certa vez a Mãe de Deus e São João Teólogo apareceram a ele e lhes revelaram inúmeros mistérios divinos, uma graça concedida a poucos. Até mesmo seus detratores o consideravam um segundo Moisés. Repousou em paz em 275.

Tropário, t.8
Vigilante na oração e assíduo nas obras dos milagres, tu mereceste por estas virtudes o nome que carregas; Pai Gregório, roga a Cristo nosso Deus, que ilumine nossas almas, para evitarmos adormecer no pecado, que nos levará à morte.