“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Antimension

Nos primeiros séculos do Cristianismo, a Sagrada Liturgia era celebrada sobre os túmulos de mártires e era celebrada pelo bispo. Mais tarde, a medida que a Igreja se expandia e o tamanho de uma diocese típica com ela, os bispos da Igreja primitiva começaram a ordenar padres como seus representantes devido ao crescente número de comunidades cristãs, em especial as rurais. Apenas com a permissão do bispo um padre e sua comunidade poderiam celebrar a Sagrada Liturgia e, assim é, até os dias de hoje. Um dos meios pelo qual esta importante prática antiga é efetuada se dá através de um pequeno pedaço de tecido dobrado dentro de outro, e que repousa sempre sobre o Santo Altar de toda Igreja Ortodoxa – o Antimension.

O Antimension é um pedaço de tecido retangular, freqüentemente dourado, medindo aproximadamente 18 por 24 polegadas, e enquanto sobre o Santo Altar é mantido dobrado dentro de outro tecido, de cor vermelha, chamado Iliton, que representa as faixas e o sudário funeral de Cristo. Desenhado sobre a superfície do Antimension está um ícone do sepultamento de Cristo, junto com os quatro Evangelistas, assim como os Santos Basílio, o Grande e João Crisóstomo. Costurado dentro do Antimension, em um pequeno saco, está uma relíquia incorruptível de um santo tornando real a antiga conexão com os mártires que morreram sem renunciar a Cristo, e cujo sangue, assim como o sangue de Cristo forma o verdadeiro alicerce da Igreja. Impresso em todo Antimension estão as palavras: “Pela graça do Santíssimo e Vivificante Espírito, este Antimension, e este Santo Altar estão consagrados para a Oferta sobre ele do Corpo e Sangue de Nosso Senhor na Sagrada Liturgia”. Cada um é assinado pelo bispo da diocese e colocado sobre o Santo Altar, constituindo assim sua permissão para a comunidade existir como uma paróquia ortodoxa e celebrar a Sagrada Liturgia. Isto é assim, desde o princípio do Cristianismo, uma vez que sem o bispo não há Igreja e através do bispo vem nossa unidade de Fé e Comunhão que é a Ortodoxia.

Primitivamente substituía o Altar (e ainda hoje pode, em caso de necessidade, exercer a mesma função), ficando sobre ele todo o ano, exceto de Sexta-Feira Santa até a Ascensão (período em que é substituído pelo Epitaphios, a partir do Sábado Santo). O antimension é consagrado pelo Bispo (ou pelo Primaz da Igreja) com um rito semelhante ao da consagração do altar.

fonte: Glossário Ortodoxo, Igúmeno Lukas