“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Nossos Hierarcas em Lublin

A comunidade ortodoxa de Lublin no dia da festa do Ícone da Mãe de Deus de Lublin solenemente comemorou os 400 anos de sagração da pedra fundamental da Catedral.

Tradicionalmente no primeiro domingo depois da Festa da Proteção da Mãe de Deus são organizadas em Lublin as solenidades da Festa do Ícone da Mãe de Deus desta cidade. Seu original foi presenteado à igreja de Lublin pelos príncipes: Constatino e Ivana Ostrogski em 1663, como presente para a sagração da igreja.

O metropolita Sawa presidiu as solenidades. Presentes também estiveram o bispo João, de Bresk-Kobryn (Bielorussia) assim como os hierarcas da Igreja do Brasil: arcebispo Chrisóstomo e bispo Ambrósio em visita à Polônia.

A catedral de Lublin, no domingo 21 de outubro, estava repleta de fiéis. O metropolita em sua homilia referiu-se à particular mediação da Mãe de Deus no espaço destes séculos. Uma vez que ela cerca com sua proteção todos os seus filhos. Durante a procissão solene o metropolita Sawa consagrou uma placa comemorativa dos 400 anos de sagração da pedra fundamental da igreja (1607-2007).

No final da solenidade o metropolita Sawa condecorou com a ordem de Santa Maria Madalena de 2° grau o dr. Kazimierz Chrzanowski de Zamość – diretor do departamento de Educação da cidade, assim como membros do coro da catedral: Lídia Kostko – com a ordem de 2°grau, Walentina Roszczenko e Tomasz Lewandowski com a de 3° grau.Finalmente o arcebispo Chrisóstomo apresentou a todos ali reunidos a situação da ortodoxia no Brasil assim como compartilhou reflexões relacionadas com a permanência da delegação brasileira na Polônia.
reportagem: Wadim Sztemburski


fotos: Andrzej Klucha