“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

sábado, 20 de outubro de 2007

"Há duas doutrinas, mas não há senão uma só Verdade"

Há duas doutrinas, uma de Deus, imutável, como Ele: outra do homem, mutável como ele. A sabedoria incriada, o Verbo divino espalha a primeira nas almas preparadas para recebê-la; e a luz que lhes comunica é uma parte dele mesmo, de Sua Verdade substancial e sempre viva. A todos Se oferece, mas com mais abundância se comunica ao humilde de coração; e como dele não venha, nem de seu entendimento dependa, ele a possui sem ser tentado de vã complacência possuí-la.
A doutrina do homem, pelo contrário, adula seu orgulho, porque ele é seu autor: “Esta idéia é minha; fui eu o primeiro que disse isto; nada se sabia a esse respeito antes de mim”. Espírito soberbo, eis aqui tua linguagem. Mas bem depressa contestarão a essa poderosa razão o que faz sua alegria; rirão de suas idéias falsas que ele tinha por verdadeiras, de suas descobertas imaginárias: no dia seguinte, já ninguém pensa em tal, e o tempo leva consigo até o nome do insensato que não viveu senão para ser imortal na terra.
Oh Cristo! Dignai-Vos de inspirar em mim Vossa Verdade Santa; preserve-me ela para sempre dos extravios de minha razão.