“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

terça-feira, 17 de junho de 2008

Oração de São Simeão, o Metafrasta

Senhor, Tu que és puro e sem pecado, Tu que, na indizível compaixão de Teu amor pelos homens, assumiste a nossa natureza, inteiramente, tomando-a do sangue puro e virginal daquela que Te gerou de uma maneira sobrenatural, pela vinda do Espírito divino e pela benevolência do Pai eterno, ó Cristo Jesus, Sabedoria, Paz e Poder de Deus, Tu que, tendo assumido a nossa humanidade, dignaste sofrer a Tua Paixão vivificante e salutar, a Cruz, os cravos, a lança e a morte, mortifica as paixões do meu corpo que matam a minha alma. Tu, que pelo Teu sepultamento, despojaste o inferno de sua dominação, sepultas os meus maus pensamentos por meio de Tuas boas inspirações e dispersas os espíritos malignos. Tu que, pela Tua Ressurreição vivificante ao terceiro dia, ergueste nosso primeiro pai que havia caído, ergue-me também, imerso que estou no pecado, sugerindo-me as vias do arrependimento. Tu que, pela Tua gloriosa Ascensão, deificaste a carne assumida por Ti, cumulando-a de honra e fazendo-a assentar-se à destra do Pai, torna-me digno, pela comunhão aos Teus Santos Mistérios, de tomar parte à Tua direita entre os salvos. Tu que, pela descida do Espírito Consolador, fizeste de Teus Discípulos, vasos de honra, faz de mim um receptáculo digno de Sua vinda. Tu que deves vir ainda uma vez julgar o universo com justiça, permita que eu me apresente, também, diante de Ti, sobre as nuvens com todos os Santos, ó meu Juiz e meu Criador, para Te louvar e cantar infinitamente, bem como o Teu Pai sem-princípio e o Teu santíssimo, bom e vivificante Espírito, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.