“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quarta-feira, 26 de março de 2008

Os 4 anos de instituição do Mosteiro da Dormição da Santa Mãe de Deus – Penedo, Rio de Janeiro

Depoimento da Sra. Maria Solange
Março de 2008

A prática de peregrinar até ao Mosteiro nesta data festiva do ano deveria ser vivida como tradição, é algo que alimenta a alma, o convívio entre os irmãos, que dá novo sentido a vida em igreja - aprendemos a celebrar juntos, a conviver e a nos amar em Cristo.

Nosso Deus, misericordioso, nos deu 3 dias de celebração.

Estiveram presentes, além da Matka Gabriela, o Sr. Dom Chrisóstomo, Arcipreste Bento, Arcipreste Basílio, Pe. Levy e os fiéis: Maria Amélia, Maria Sandra, Lucia, Marianne, Heloisa, Maria Solange, Lucas, Ana, João Lucas, Natasha (ortodoxa sérvia), Flaviane (catecúmena) e as crianças Maria, Felipe e Ana Isabel, aproveitando todos os momentos litúrgicos e agápicos para estarmos em comunhão.

Celebramos muitos ofícios, como todo ortodoxo gosta! Sexta-feira fizemos o Acatiste da Mãe de Deus e agradecemos por chegarmos sãos e salvos já que a viagem de ida foi difícil com engarrafamento gigante na saída do Rio e um temporal forte já perto de Resende.

No sábado celebramos Sagrada Liturgia e após os ágapes Dom Chrisóstomo nos falou sobre a estadia no Mosteiro e o crescimento da nossa fé, em seguida a Matka falou sobre a data festiva do Mosteiro, fez sua metanóia e pediu a Deus que tenhamos amor em nossos corações para vivermos esta empreitada ortodoxa no Brasil. No mesmo dia à tarde celebramos Matinas da Festa da Ressurreição, e finalmente no domingo a Sagrada Liturgia no dia do Senhor!

Despedimos-nos cheios de alegria, e como disse Aninha - "agora eu tenho uma nova casa", dada por Deus e habitada por nós em Cristo! Que a Santíssima Virgem Maria interceda por todos os fiéis, povo cristão, que se gloria no seu Nome!



Mais fotos do Mosteiro em: http://www.mosteiro1.blogspot.com/