domingo, 6 de janeiro de 2008

“As oito maneiras as quais o demônio tenta o homem"

Arquimandrita Cleofas Ilie (1912-1998)

À ocasião de uma visita de um Padre vindouro da Sérvia (Padre Athanasije Jevtich, hoje Bispo resignado na Bósnia-Herzegovínia) ao Mosteiro de Sihastria, o Arquimandrita Cleófas responde acerca das oito maneiras as quais o demônio tenta o gênero humano sobre a via da salvação: “Pelas costas, pela face, à esquerda, à direita, por baixo, por cima, do interior e do exterior”.

1. Pelas costas, o demônio tenta o homem quando este traz, então, à memória, constantemente, os pecados e as más ações cometidas no passado, repassando-as na sua consciência e examinando-as atentamente, refugiando-se no desespero ou no deleite.

2. Pela face, o homem é habitualmente tentado pelo temor do futuro que lhe é revelado: O Homem? O Mundo? Tempo de vida? Saúde? Doenças e enfermidades? Privações? Guerras? Eventos e acontecimentos importantes e perigosos? Esta tentação manifesta-se geralmente por estas suposições, previsões e profecias, assim como, por tudo aquilo que provoca em nós este temor pelo porvir. É uma tentação maligna do diabo, que lança esta dúvida turva na alma do homem.

3. À esquerda, o homem é tentado pelo demônio que o incita ao pecado direto, às ações ou acontecimentos, os quais ele próprio sabe que são pecados, mas apesar de tudo, realiza-os. Esta é a tentação pela inclinação aberta ao pecado; a tendência direta e intencional ao pecado.

4. À direita, a tentação do demônio produz-se sob duas formas. Primeiramente, quando o homem pratica boas ações; realiza boas obras, porém com maldade, intenção ou objetivo malicioso. Como, por exemplo, quando o homem faz o bem, age bem, mas por amor à vã-glória a fim de receber elogios, gloriando-se em vantagem. Ou, ainda, quando ele pratica o bem por vaidade, interesse. As boas obras – como, por exemplo, o jejum e a esmola – realizados por um mal objetivo, são ações pecadoras e nocivas. Os Santos Padres os comparam a um corpo sem alma, no sentido onde o objetivo pelo qual fazemos o bem é a alma deste bem e a obra, ela mesma, o corpo. Outra forma de tentação diabólica proveniente do lado direito produz-se por diversas aparições ou visões; quando o homem acolhe a aparição do demônio sob o aspecto de Deus ou de um Anjo de Deus. Esta confiança as aparições é chamada pelos Padres de confusão, ilusão.

5. Por baixo, o homem é tentado pelo demônio, quando podendo realizar boas ações e praticar santas virtudes, ele não as conclui por falta de vontade; quando ele sabe e pode fazer esforços e obrar para, espiritualmente progredir (nas virtudes e nas boas ações), no entanto, não o faz ou encontra justificativas para a sua condição adotada. Este homem falha espiritualmente e realiza muito menos, em relação aquilo que poderia, em verdade.

6. A tentação que vem por cima produz-se, igualmente, sob duas formas. Primeiramente, quando o homem empreende obras espirituais superiores à sua capacidade, realizando, desta forma, esforços anormais. Isto acontece, por exemplo, quando alguém estando doente põe-se a jejuar, ou, geralmente, quando exagera no labor espiritual, depassando suas forças tanto corporais como espirituais. Tal obstinação é sinal de ausência de humildade e de uma confiança, sem medidas, em si próprio. A segunda forma produz-se quando o homem deseja penetrar os mistérios da Santa Escritura – e, mais, geralmente, os mistérios divinos – de uma forma não proporcionada à sua estatura espiritual, quer dizer, quando ele quer elucidar e comentar, ele mesmo, os mistérios de Deus nas Santas Escrituras (ou em relação aos Santos e, em geral, no mundo e na vida) ensinando-os, em seguida, aos outros, sem ter, no entanto, atingido conhecimento e experiência necessários. Os Santos Padres comparam tal homem àquele que almeja moer ossos com dentes de leite. Acerca deste tema nos fala São Gregório de Nissa em sua obra A Vida de Moisés: “Deus ordenou aos israelitas, enquanto imperfeitos, de comerem somente a carne do cordeiro pascal (que é tenra para os dentes) com ervas amargas; concernindo os ossos do cordeiro, Ele ordena-lhes de nem comê-los, nem quebrá-los, mas queimá-los no fogo (Livro do Êxodo)”. Isto significa que, das Santas Escrituras (e, em geral, da nossa Fé em Deus) devemos somente comentar os mistérios que estão espiritualmente ao nosso acesso, devendo comê-los (assimilá-los) com ervas amargas, quer dizer, com tudo que a vida nos aporta de sofrimentos e amarguras. Quanto aos grandes mistérios, elevados e profundos das Escrituras Sagradas, da ciência divina, que como ossos duros, não se comem com dentes de leite, eles não se consomem que no fogo, eles só podem ser alcançados por aqueles que já atingiram a maturidade espiritual, cujas almas são provadas e experimentadas ao fogo da graça divina.

7. Ao interior, o homem é tentado por tudo aquilo que se encontra em seu próprio coração e dele provém.O Senhor disse claramente que do coração duro dos homens saem “os maus pensamentos, mortes, adultérios,...”(Mt. 15,19) – pelos quais o diabo tenta o homem, o amor interior do homem pelo pecado que sai de um coração não purificado.

8. Enfim, a oitava forma de tentação que o demônio propõe o homem vem do exterior, pelas sugestões exteriores; tudo aquilo que vem ao homem de fora e, que ele recebe pelos seus sentidos, os quais são como janelas à alma. Estas peculiaridades exteriores não são más, em si mesmas, porém podem, por intermédio dos sentidos, tentar e conduzir o homem ao mal e ao pecado.

Estas são as oito formas de tentação que o homem encontra no mudo ou mesmo estando isolado dele. Contra todas estas tentações - pelas costas, pela face, à esquerda, à direita, por baixo, por cima, do interior e do exterior – nos é necessário, de uma parte, combater pela sobriedade, quer dizer, pela atenção, a guarda e a vigilância do corpo e da alma, a vivacidade e o despertar do espírito, a prudência, a atenção fixada sobre os nossos pensamentos e os nossos atos pelo discernimento. De outra parte, nos é necessário combater estas tentações pela invocação constante do Nome do nosso Senhor Jesus Cristo, pela oração contínua.

Em outros tempos, os Santos Padres nos diziam que o combate contra todas as tentações e paixões consistia em guardar o intelecto, tal como a alma e o corpo. Isto constitui o labor e a ascese, de nosso lado - humano. Mas, ao mesmo tempo, do outro lado - divino - nos é necessário invocar, sem cessar, na oração, a ajuda de nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo. Pela oração principal e constante dos hesycastas, dita “Oração de Jesus”: Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador!