“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

sábado, 26 de setembro de 2009

"Sobre como o mundo aborrece o testemunho de seu pecado"

O mundo não vos pode aborrecer, mas ele Me aborrece a Mim (João 7: 7)

Por que o mundo aborrece (isto é, odeia) o Cristo Senhor? O Senhor em pessoa prontamente explica o motivo: Porquanto dele testifico que as suas obras são más (João 7:7). Não há nada que os homens aborreçam tanto quanto o testemunho de seus pecados. Por isso, as piores atrocidades do mundo são cometidas durante a noite, na escuridão. Mas não vê Deus na noite, na escuridão? De fato Ele vê, mas os malfeitores não vêem Deus. E, mesmo que alguns deles creiam em algo sobre Deus, pensam (devido à própria iluminação insuficiente) que a escuridão é a cortina entre Deus e os homens. O próprio Senhor Jesus Cristo revelou claramente que Deus é o que vê tudo, e não há escuridão que impeça Seus olhos de verem algo. Ele mesmo avistara homens à distância, como Natanael debaixo da figueira. Ele viu uma mula e seu potrinho numa outra vila. Sua visão desconhecia qualquer distância espacial. Previu a negação de Pedro, a traição de Judas, Sua própria morte e Ressurreição, a destruição de Jerusalém, a eternidade de Sua Igreja, o sofrimento de Seus seguidores e os eventos dos finais dos tempos. Sua visão desconhecia a distância de tempo. Há porém algo mais para mencionar? Há algo mais oculto do que o coração dos homens? Não é o coração encoberto pela fina cortina do corpo? Não são os pensamentos do coração mais ocultos do que o próprio coração? No entanto Ele penetrou na escuridão dos corações dos homens e ali leu seus pensamentos: Por que pensais mal em vossos corações? (Mt 9:4) Irmãos, não admira que todos cujo pensamento e obra sejam maldade temam tamanha e tão poderosa testemunha. É de admirar, portanto, que os malfeitores O aborreçam?

O mundo não vos pode aborrecer. Quem? Todos vós que participais no mal do mundo e que, dada sua aquiescência nessa participação, não vos atreveis a testemunhar contra o mundo. Como pode os que temem os homens testemunhar contra estes? Como pode os que buscam a glória dos homens trazerem a condenação contra esses mesmos homens?

Irmãos meus, melhor para nós que o mundo nos aborreça e o Cristo nos ame, do que o mundo inteiro nos ame e nos glorifique e o Cristo vire Sua face de nós, dizendo: não vos conheço. Se o mundo nos aborrece, confortemo-nos com as palavras do Salvador: Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, Me aborreceu a Mim (Jo 15:18).

Bendito Senhor, Fonte de todas as bênçãos, fortalece nossos corações, para que não temamos quando o mundo nos aborrecer. Apenas abençoa-nos e ama-nos, ó Benigno Salvador.

A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.