“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

domingo, 30 de novembro de 2008

"Sobre a revelação da sabedoria de Deus aos poderes celestes"

Para que agora, pela Igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida, dos principados e potestades nos céus (Ef 3:10).


Irmãos, os anjos são oniscientes? Não são, pois se fossem oniscientes, seriam deuses. Deus é uno, irmãos, e os anjos são os maravilhosos servos de Deus. O mistério da Encarnação não era conhecido pelos anjos antes de acontecer. E todos os outros mistérios relacionados com o mistério da Encarnação também eram desconhecidos aos anjos até que eles os viram revelados na Igreja. Assim a Igreja é uma nova revelação, mesmo para os santos anjos. A Igreja é uma nova revelação de sabedoria e poder de Deus e de Seu amor pelo homem. Por outro lado, também é uma nova revelação do amor dos homens por Deus, e da luta do homem. Até mesmo os próprios anjos não podiam prever quanto Deus se humilharia ou como os homens seriam elevados. Isso foi mostrado na Igreja, e através da Igreja foi proclamado para os anjos. O Apóstolo fala sobre isso com os efésios nas palavras citadas acima: os principados e potestades – em outras palavras, nem mesmo o chefe dos anjos sabia de tudo com antecedência. A multiforme sabedoria de Deus é aquela sabedoria que não foi revelada anteriormente, e era desconhecida aos anjos e agora, na Igreja, é mostrada de inúmeras maneiras, situações e circunstâncias.


Ó meus irmãos, as duas maiores obras de Deus que nos foram reveladas até agora são a criação do mundo e a criação da Igreja. Em ambas as obras, irmãos, o homem é o principal objeto do amor de Deus. Sejamos gratos em cada uma de nossas respirações ao Graciosíssimo Deus.


Ó Deus Gracioso, ó Deus Compassivo, a Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.

S. Pont. e Conf., Gregório, o Taumaturgo, Arcebispo de Neocesaréia (+ 270) - 17/30 nov

Esse homem de Deus e poderoso taumaturgo foi chamado de segundo Moisés. Gregório nasceu de pais pagãos, mas ricos e eminentes. Estudou as filosofias helênica e egípcia e se fez consciente da pobreza e insuficiência da filosofia pagã. Voltou-se então para os professores cristãos, em especial a Orígenes de Alexandria, com quem estudou por vários anos e de quem recebeu o batismo. Tendo a alma e o corpo puros, desejou se consagrar completamente ao Cristo Deus, razão pela qual foi viver no deserto, onde passou muitos anos em rigoroso ascetismo. Sua fama se espalhou por toda a parte. O Bispo Fedimo de Amaséia quis consagrá-lo bispo de Neocesaréia. O clarividente Gregório percebeu a intenção de Fedimo e se escondeu dos emissários do bispo no deserto. Finalmente, Fedimo o consagrou de uma maneira estranha, e Gregório teve que aceitar o cargo de bispo. A Santíssima Deípara e São João o Teólogo apareceram para ele numa visão e São João, por ordem da Deípara, deu-lhe o Símbolo de Fé que é conhecido pelo nome de Gregório. Quem pode enumerar todos os milagres desse segundo Moisés? Ele tinha poder sobre os espíritos malignos, sobre montanhas e águas, curava toda dor e enfermidade, podia se tornar invisível a seus perseguidores e com clarividência percebia eventos distantes e pensamentos dos homens. Terminou sua vida terrena no ano de 270, em idade muito avançada. Quando chegou a Neocesaréia como bispo, encontrou apenas dezessete cristãos naquela cidade pagã. Quando partiu desta vida, deixou a cidade cristã, com apenas dezessete pagãos, e recebeu os louros da glória de seu Senhor no Reino celestial.

Hino de Louvor
São Gregório, santo e glorioso,
Uma luz brilhante da Igreja e um herói Ortodoxo,
Elevou-se a Deus por um caminho estreito:
Através de sofrimento e lágrimas, alcançou a santidade.
Salvou a si próprio e ajudou a muitos.
Com sua vida exemplar, palavras e milagres,
Ajudou os incrédulos a acreditar,
E os crédulos a serem puros e verdadeiros com a Fé.
Os céus estavam abertos para ele,
E ele penetrava claramente os segredos dos homens.
Recebeu os ensinamentos místicos do céu;
E no centro deste ensinamento, ele ensinou a Santa Trindade -
A Divina Trindade, una em Essência,
E Cristo, alimento e bebida vivificantes.
Assim como as simples gotas de orvalho estão cheias da luz do sol,
Corações puros são a morada dos céus.
Com a ajuda de Deus, São Gregório
Venceu a escuridão da idolatria,
E batizou milhares de pagãos;
Então, partiu em paz, para permanecer com seu Rei!
São Gregório, implora a Deus
Que a Igreja Ortodoxa vença os seus adversários!

Reflexão
Que os seguintes exemplos da vida de São Gregório mostrem como Deus guarda e salva os justos dos ataques. Enquanto ele ainda estava na escola de filosofia em Alexandria, São Gregório guardou sua pureza de corpo e alma, como a preservou até o fim de sua vida. Nisso, ele era uma exceção entre os jovens libertinos daquele tempo. Isso causava inveja e raiva entre seus companheiros. Com a intenção de humilhar Gregório, eles encontraram uma prostituta para ajudá-los a por em prática um plano maligno. Certa vez, quando Gregório estava na praça com professores e filósofos eminentes, a tola mulher se aproximou dele e em voz alta exigiu que Gregório lhe pagasse aquilo que lhe devia por ter tido relações impuras com ela. Algumas das pessoas presentes ficaram escandalizadas, enquanto outras ficaram furiosas com a mulher sem-vergonha e começaram a perseguí-la; mas ela gritava ainda mais alto, exigindo dinheiro. O inocente Gregório enrubesceu, como qualquer homem descente teria perante tamanha caluniadora, mas não mostrou ódio nem fúria, e pediu a um amigo que desse a ela a quantia pedia para que ela partisse. O amigo atendeu a Gregório e deu a ela o dinheiro que ela queria. Mas, naquele momento, Deus permitiu que um espírito maligno entrasse na mulher e ela caiu no chão e começou a se contorcer e ter convulsões, ranger os dentes e sua boca começou a espumar. Ao ver isto, todos ficaram atemorizados. Só que São Gregório, inocente como um cordeiro, orou a Deus por ela e, a mulher foi curada e se levantou. Assim, ao invés de humilhação, Gregório adquiriu uma glória ainda maior.

Um outro exemplo: Quando aconteceu uma dura perseguição de cristãos, São Gregório aconselhou os cristãos a se esconder e, ele e seu diácono se esconderam numa colina. Mas os soldados imperiais os viram e foram atrás deles. Quando estavam quase chegando a eles, Gregório orou a Deus por ajuda, e Deus os tornou invisíveis para seus perseguidores. Os soldados os procuraram em vão e, finalmente partiram sem eles.

sábado, 29 de novembro de 2008

"Sobre a largura, comprimento, profundidade e altura"

Para que possais perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade. (Efésios 3:17-18).


Vede os frutos da fé e do amor! Vede os dons reais que Cristo o Rei concede quando habita no coração de um homem: o entendimento dos mistérios salvíficos e o entendimento de tudo aquilo que é importante na vida de um homem. Esse entendimento não é individual ou excepcional, e não é individual ou novo. Ele está de acordo com o entendimento dos santos – pois quem são os santos senão aqueles que são ricos em fé e amor? Eles receberam o entendimento dos mistérios de Deus por causa de sua fé e amor. Assim, testai vosso entendimento contra o entendimento deles, e se virdes diferença, saibais que sois vós que não estais certos. Se, entretanto, vosso entendimento estiver de acordo com o deles, alcançastes a medida da fé e do amor dos santos, e isso quer dizer que Cristo habita em vossos corações.


Se for assim, então compreendereis a largura do amor de Deus, com a qual Ele abraçou tanto judeus quanto pagãos no plano da salvação, e o comprimento da providência de Deus, com a qual, desde a eternidade, Ele preparou e desenvolveu o plano de salvação pela Lei, os Profetas e muitos milagres. Também compreendereis a profundidade da humildade de Cristo, com a qual, Ele desceu ao inferno pessoalmente para salvar as almas dos justos, e a altura da glória de Cristo a qual Ele recebeu enquanto homem após o término de Sua obra salvadora na terra. Largura, comprimento, profundidade e altura são como a Cruz de Cristo: abraçando a todos, explicando tudo, mostrando misericórdia para com todos e exaltando a todos.



Ó Senhor Jesus Cristo, nosso gracioso Senhor, tem misericórdia de nós e salva-nos.


A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.

Santo Apóstolo e Evangelista, Mateus, um dos Doze Santos Apóstolos do Senhor (+60) - 16/29 nov

Mateus, o filho de Alfeu, era no começo um coletor de impostos e foi como tal que o Senhor o viu em Cafarnaum e lhe disse: "Segue-me". Ele, levantando-se, O seguiu (Mateus 9:9). Após isso, Mateus preparou um banquete em sua casa e lá proveu a oportunidade de o Senhor falar algumas grandes verdades a respeito de Sua vinda à terra. Após receber o Espírito Santo, Mateus pregou o Evangelho aos partas, medos e etíopes. Na Etiópia, ele designou seu discípulo Platão como bispo e retirou-se para orar sozinho numa montanha, onde o Senhor apareceu para ele. Mateus batizou a mulher e o filho do príncipe da Etiópia, o que deixou o príncipe muito encolerizado; ele enviou uma guarda para trazer Mateus perante si a julgamento. Os soldados foram, mas voltaram ao príncipe dizendo que tinham ouvido a voz de Mateus, mas que não o conseguiram ver com seus olhos. O príncipe então mandou uma segunda guarda. Quando esta guarda se aproximou do Apóstolo, ele resplandeceu com uma luz celestial tão brilhante que os soldados eram incapazes de olhar para ele. Amedrontados, largaram suas armas e foram embora. O príncipe, então, foi ele mesmo para lá. Quando ele se aproximou de Mateus, tanto brilho resplandeceu do santo que o príncipe ficou cego no mesmo instante. Mas o apóstolo tinha um bom coração: ele orou para Deus e a visão do príncipe foi restaurada – infelizmente, só no plano físico; seus olhos espirituais continuaram fechados. Ele prendeu Mateus e submeteu-o a severas torturas, duas vezes ateando fogo ao seu peito, mas o poder de Deus o manteve vivo e ileso. Então, o apóstolo rezou para Deus e entregou seu espírito nas Suas mãos. O príncipe ordenou que o corpo do mártir fosse colocado em um caixão de chumbo e jogado ao mar. O santo apareceu ao bispo Platão e lhe disse onde poderia encontrar o caixão com seu corpo; o bispo foi e os recuperou. Vendo essa nova maravilha, o príncipe foi batizado e recebeu o nome Mateus. Ele então deixou de lado toda vaidade terrena e se tornou um presbítero, servindo a Igreja de uma maneira agradável a Deus. Quando Platão faleceu, o apóstolo Mateus apareceu para o presbítero Mateus e o aconselhou a aceitar o episcopado. Então, ele se tornou um bispo e foi um bom pastor por muitos anos, até que Deus o levou para Seu Reino imortal. São Mateus Apóstolo escreveu seu Evangelho na língua aramaica. Pouco depois ele foi traduzido para o grego e o texto grego chegou até nós, ao passo que o texto aramaico se perdeu. Conta-se deste Evangelista que ele nunca comia carne, mas se alimentava apenas de frutas e hortaliças.

Hino de Louvor
Ao Seu Santo Apóstolo Mateus,
O Senhor apareceu na terra dos negros,
Dando grande conforto ao guerreiro torturado,
E muita força à sua alma heróica.
O Senhor lhe deu um bastão de Sua mão,
E disse a Mateus que o plantasse em frente à igreja.
Ele lhe disse que se tornaria verde e floresceria com muitas cores,
E daria frutos doces para todos provarem.
Uma fonte jorraria por debaixo de suas raízes
Uma fonte de água fresca para aqueles que tem sede.
A face de quem provasse dela com gratidão
Brilharia com uma luz maravilhosa.
O apóstolo fez como o Senhor havia dito,
E a madeira frutificou, e ficou adornada de rebentos,
E água viva jorrou de suas raízes,
E a igreja ficou repleta com uma multidão de pessoas.
Quem estava doente, era curado;
Quem estava saudável, ficava ainda mais saudável.
Os negros foram abençoados, suas faces ficaram radiantes,
E esse povo bravio se tornou a vinha de Deus.
Ó árvore maravilhosa, se nós pudéssemos tê-la!
Mas nós a temos, irmãos, todos nós a temos!
É Cristo, o Senhor, o Senhor dos Exércitos Ele é a Árvore da Vida e por Ele somos salvos.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

OrtoFoto

Capela dos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo
Pipiri, Guarabira - Paraíba

Cosntruída com recursos da pequena comunidade.

Fiéis ortodoxos do Agreste Paraibano

"Sobre a presença de Cristo nos corações dos fiéis"

Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de que estejais arraigados e fundados em amor. (Ef 3:17).

Com a fé, Cristo vem ao coração, e com Cristo vem o amor. Assim o homem é arraigado e fundado no amor. Então primeiro há a fé; depois, com a fé, vem a presença de Cristo no coração; depois, com a presença de Cristo, a do amor; e com o amor, toda a inefável bondade. Em poucas palavras, o Apóstolo delineia toda a escada da perfeição. O começo é a fé e o fim é o amor; e a fé e o amor estão ligados numa unidade vida e indivisa pela presença do Senhor Jesus Cristo vivo no coração. Ao fortalecermos a fé, reduzimos ainda mais a distância entre nós e o Senhor Jesus Cristo. Quanto mais forte a fé, mais perto se está de Cristo. No final, o coração é repleto por Cristo e não pode ser separado de Cristo, tal como o pulmão não pode ser separado do ar. Então o homem pode, com lágrimas de alegria, comunicar-se com Cristo pela oração do coração: "Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim, pecador" e o coração é imperceptivelmente repleto de luz e de amor ardente. Desse forma, o amor é unido à fé e à esperança; e quando se unem, as fronteiras entre eles se perdem, de modo que o homem não consegue sequer cogitar de definir até onde chega a fé e onde começam a esperança e o amor. Quando Cristo vivo habita num homem, ele não mais percebe a fé, a esperança ou o amor em si, e nem os designa. Em vez disso, ele vê apenas Cristo e a Ele apenas designa. É como um hortelão no outono que pensa na fruta madura na árvore e que não fala mais de germinações e folhas, mas sim de frutas – frutas maduras.

Ó Senhor Jesus Cristo, altura suprema de todos os nossos esforços e destino de todas as nossa jornadas, aproxima-Te de nós e salva-nos.

A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

OrtoFoto

Mosteiro de Ostrog - Montenegro
autor: Mira Dudel

"Sobre como os fiéis devem crescer"

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo Naquele que é a cabeça, Cristo (Efésios 4:15).

Irmãos, eis aqui tudo o que é pedido de nós nessa jornada terrena: que nos mantenhamos fiéis à verdade e que vivamos em amor. A verdade é revelada pelo Cristo Senhor, e o exemplo de amor é dado pelo Cristo Senhor. Não podemos alcançar a verdade sem o Cristo Senhor, e nem podemos encontrar um exemplo de amor verdadeiro sem Ele. Ao ver nesse caminho o único e verdadeiro caminho para a luz e salvação na confusão de muitos caminhos falsos, o Apóstolo Paulo nos lembra de antemão: Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina (Efésios 4:14). Somente Deus pode revelar a verdade; somente Deus pode demonstrar o amor verdadeiro. Um homem pode saber mais do que outro homem, mas somente Deus pode revelar a verdade. Os pensamentos vêm ao homem como o vento, e as ilusões podem parecer verdade para ele. Iludido por seus próprios pensamentos, um homem ilude o outro; enganado por muitas ilusões, um homem engana o outro; mas a verdade está em Deus e é de Deus. Irmãos, Cristo é toda a nossa verdade e todo nosso amor. Quando pensamos em Cristo, pensamos na verdade; quando agimos de acordo com Cristo, agimos corretamente; quando amamos Cristo, amamos o próprio Amor. Por Cristo nós vivemos, por Cristo nós crescemos, por Cristo tornamo-nos imortais e somos glorificados. Ele é nossa Cabeça – não simplesmente a cabeça titular de um grupo, mas a verdadeira cabeça de um corpo vivo, do qual somos membros. Ao aderirmos à verdade e ao amor, nos tornamos dignos de habitar nesse Corpo de Cristo eternamente.

Ó Senhor Cristo, nossa verdade maravilhosa e nosso amor terno, entra em nós e recebe-nos em Ti.

A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Santo Pontífice e Confessor, João, o Crisóstomo, Patriarca de Constantinopla (+407) - 13/26 nov

João nasceu em Antioquia no ano de 354 A.D., de seu pai, o Comendador Segundo e sua mãe Antusa. Estudando a filosofia grega, João ficou enojado com o paganismo helênico e adotou a Fé Cristã como a verdade que tudo abrange. Melécio, Patriarca de Antioquia, batizou João e, depois disso, seus pais também receberam o batismo. Após a morte de seus pais, João foi tonsurado monge e começou a viver uma vida de ascetismo intenso. Ele então escreveu um livro "Sobre o Sacerdócio" após o que os santos Apóstolos João e Pedro apareceram para ele, profetizando para ele um grande serviço, grande graça, mas também um grande sofrimento. Na altura em que ele seria ordenado padre, um anjo de Deus apareceu ao mesmo tempo para o Patriarca Flaviano (sucessor de Melécio) e para o próprio João. Enquanto o Patriarca deitava suas mãos sobre João (ordenando-o), todos viram uma brilhante pomba branca sobre a cabeça de João. Glorificado pela sua sabedoria, ascetismo e poder com as palavras, João foi escolhido, segundo desejo do Imperador Arcádio, como Patriarca de Constantinopla. Como patriarca, ele governou a Igreja por seis anos com zelo e sabedoria inigualáveis. Ele enviou missionários aos pagãos celtas e citas; erradicou a simonia na Igreja, depondo muitos bispos – os simonistas; ele ampliou as obras de caridade da Igreja; escreveu uma ordem especial da Divina Liturgia; envergonhou os heréticos; denunciou a Imperatriz Eudóxia; interpretou as Santas Escritura com sua mente e língua douradas e legou à Igreja muitos livros preciosos com suas homilias. O povo o glorificava, os invejosos o abominavam e a Imperatriz, em duas ocasiões, o mandou para o exílio. João passou três anos no exílio e morreu na Festa da Elevação da Venerável e Santa Cruz, 14 de setembro de 407, na cidade de Comana na Armênia. Antes da sua morte, os Santos Apóstolos João e Pedro lhe apareceram novamente, assim como o Santo Mártir Basilisco (22 de maio) na igreja de quem ele recebeu Comunhão pela última vez. Suas últimas palavras foram: "Glória a Deus por todas as coisas!" E com essas palavras a alma do patriarca de boca de ouro foi levada ao Paraíso. Quanto às relíquias de Crisóstomo, sua cabeça repousa na igreja da Dormição em Moscou e seu corpo no Vaticano, em Roma.
Hino de Louvor
A Igreja glorifica São João,
"A Boca de Ouro", abençoada por Deus,
Grande soldado de Cristo,
Que é o adorno e o orgulho da Igreja:
Profundo de coração e de mente,
E, com palavras, uma harpa de cordas de ouro.
Sondou as profundezas dos mistérios
E encontrou a pérola que brilha como as estrelas.
Exaltado em espírito até as alturas dos céus,
Expôs a verdade divina,
E sua visão é verdadeira por toda a história.
Ele deu tudo ao Filho de Deus.
Revelou-nos os horrores do pecado
E as virtudes que adornam o homem;
Mostrou-nos os mistérios mais preciosos
E toda a doce riqueza do Paraíso.
Evangelista, intérprete do Evangelho,
E portador da alegria espiritual,
Zeloso por Cristo como um apóstolo,
Não aceitava nenhuma injustiça.
Foi supliciado como qualquer mártir,
E recebeu seu suplício como um penhor de salvação.
Esse Servo de Cristo mostrou-se verdadeiro;
Portanto, a Igreja glorifica Crisóstomo.
Reflexão
Punição e recompensa! Ambos estão nas mãos de Deus. Mas, como essa vida terrena é apenas uma sombra da verdadeira vida no céu, então punição e recompensa aqui são apenas uma sombra da verdadeira punição e recompensa da eternidade. Os principais perseguidores de Crisóstomo, o santo de Deus, foram Teófilo, Patriarca de Alexandria e a Imperatriz Eudóxia. Após a morte por martírio de Crisóstomo, uma grande punição recaiu sobre eles, a saber, Teófilio ficou maluco e a Imperatriz Eudóxia foi banida da corte imperial pelo Imperador Arcádio. Eudóxia rapidamente ficou doente de uma enfermidade incurável e feridas se abriram por todo o seu corpo e vermes saltavam de suas feridas. Tal era o fedor que emanava dela que não era fácil sequer para uma pessoa na rua passar pela sua casa. Os médicos usaram todas as melhores fragrâncias e aromas, mesmo incenso, tanto quanto era possível, para eliminar o odor da perversa imperatriz, mas não tiveram grande êxito e a imperatriz acabou morrendo no fedor e em agonia. Mesmo após a morte a mão de Deus caiu com peso sobre ela. O caixão com seu corpo sacudia noite e dia durante trinta e quatro dias até que o Imperador Teodósio trasladou as relíquias de São Crisóstomo para Constantinopla. E o que aconteceu a Crisóstomo após a morte? Recompensa – recompensa como somente Deus pode conceder. Adelfo, o bispo árabe, que recebeu o exilado Crisóstomo na sua casa em Cucuso, orou a Deus após a morte do santo para que Ele lhe revelasse onde a alma de João poderia ser encontrada. Certa vez, enquanto orava, Adelfo, como se estivesse fora de si, viu um jovem radiante que o conduziu pelos céus e o mostrou, em ordem, todos os hierarcas, pastores e mestres da Igreja, chamando cada um pelo nome, só que ele não viu João. Então, o anjo de Deus o levou para a saída do Paraíso e Adelfo se entristeceu. Quando o anjo lhe perguntou a razão de sua tristeza, Adelfo respondeu que sentia muito não ter visto seu amado mestre, João Crisóstomo. O anjo respondeu: "Nenhum homem que ainda esteja na carne pode vê-lo, pois ele está no trono de Deus com os Querubins e Serafins".
Tropário, t.8
Como uma lâmpada resplandecente, assim brilhou a graça da tua boca, iluminando o Universo, conservando para o mundo o precioso tesouro do desprendimento do dinheiro e fazendo-nos ver claramente a excelência da humildade. Por isso, ó Santo Padre João Crisóstomo, cujas palavras edificam os homens, roga a Cristo, Verbo de Deus, que salve as nossas almas.
Kondakion, t.4
Dos Céus recebeste a Graça divina, ó justo e Bem-Aventurado João Crisóstomo. E por aquilo que os teus lábios proferiram, ensinaste a todos a prostrarem-se diante de Deus, Uno na Trindade. Nós te cantamos, pois, os divinos louvores, pois não deixarás de ser o mestre que ilumina os insondáveis Mistérios Divinos.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

OrtoFoto

Mosteiro de Varlaam - Meterora
autor: Ovidiu-Mihail Coşerea

"Sobre o Criador do novo homem"

…para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz (Ef 2:15)

Quando o Senhor, que ama a humanidade, veio à terra, ele veio a todos os homens, não a apenas alguns. Os judeus aguardavam o Messias. Os pagãos aguardavam um redentor, Ele veio como o Redentor. Ele veio com o mesmo amor por judeus e pagãos. Não havia nenhum outro grupo na terra, apenas judeus e pagãos. Os judeus eram os únicos da terra que acreditavam em um Deus, enquanto os pagãos adoravam os ídolos. Mas os judeus haviam obscurecido sua fé pelas suas transgressões e, portanto, não sabiam nada. Assim, tanto judeus quanto pagãos haviam se tornado iguais em sua ignorância e iguais na maldição do pecado com a qual Adão tinha queimado a terra benigna. Como naquele tempo Adão não pertencia exclusivamente aos judeus, mas também aos pagãos, pois ambos descendiam dele, então Cristo, o novo Adão, não pertencia a um ou outro, mas a ambos, pois salvou ambos. O Senhor Jesus não poderia estar do lado do reino do judaísmo, de formalismo legal vazio, e nem do reino helênico (incluindo o paganismo em geral) de fábulas naturalistas, adivinhações demoníacas e magia. Ao invés disso, ele curou ambos. Ele tomou ambos que estavam doentes e criou um novo homem. E essa é a Igreja de Deus. Deste modo, o Senhor anulou e destituiu tanto o judaísmo quanto o helenismo, e criou Sua Santa Igreja.

Ó Senhor Jesus, Todo Bondoso e Sábio, tudo aquilo que fizestes é inexprimivelmente bom e sábio.

A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.

domingo, 23 de novembro de 2008

OrtoFoto

Sérvia
autor: Sreten Pantelic

"Sobre a graça salvadora"

Pela graça sois salvos (Efésios 2:8)

Quem pode compreender e reconhecer que somos salvos pela graça – que somos salvos pela graça de Deus e não por nossos méritos e obras? Quem pode compreender e reconhecer isso? Apenas aquele que compreendeu e viu o poço sem fundo da morte e da corrupção no qual o homem é tragado pelo pecado, e que também compreendeu e viu a altitude da honra e da glória às quais o homem é elevado no Reino Celeste, no domínio da imortalidade, na casa do Deus Vivo – apenas esse tal pode compreender e ver que somos salvos pela graça. Uma criança viajava à noite. Tropeçava e caía de buraco em buraco e de poço em poço, até finalmente cair num poço muito profundo do qual não poderia, de modo nenhum, escapar por suas próprias forças. Quando a criança se entregou às mãos do destino e pensou que seu fim estava próximo, subitamente alguém parou acima do poço, desceu-lhe uma corda e disse-lhe para agarrar a corda e segurá-la com força. Esse era o filho do rei, que então trouxe a criança para casa, deu-lhe banho, vestiu-a, trouxe-lhe à sua corte e pô-la diante de si. Essa criança foi salva por suas próprias ações? De modo algum. Tudo o que ela fez foi agarrar a ponta da corda e segurá-la. Pelo quê, portanto, a criança foi salva? Pela misericórdia do filho do rei. Na relação de Deus com os homens, essa misericórdia se chama graça. "Pela graça sois salvos". O Apóstolo Paulo repete essas palavras duas vezes num intervalo curto, para que os fiéis possam reconhecê-las e lembrá-las.


Irmãos, compreendamos e lembremos que somos salvos por meio da graça pelo Senhor Jesus Cristo. Estávamos nas mandíbulas da morte, mas foi-nos dada a vida nas cortes de nosso Deus.


Ó Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador, por Ti somos salvos.


A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém

sábado, 22 de novembro de 2008

OrtoFoto

Romênia
autor: Antonia

"Sobre como Cristo traz para a vida os homens que estão mortos no pecado"

Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, [Deus] nos vivificou juntamente com Cristo (Ef 2:5)


Primeiramente, Deus trouxe Cristo à vida: em primeiro lugar, ele O levantou do túmulo enquanto homem. E Cristo é nossa Cabeça. Assim, para ressuscitar toda a geração de fiéis, era necessário ressuscitar a Cabeça primeiro. Quando a cabeça estivesse ressuscitada, então a ressurreição de todo o corpo estaria assegurada. Portanto, o Apóstolo Paulo fala de nossa ressurreição e glorificação como uma coisa completa. Assim é que Deus ressuscitou também a nós com o Cristo: E nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus (Efésios 2:6). Deus ressuscitou a nós, junto com o Cristo como homem; a nós que outrora estávamos mortos em pecados, assassinados por nossos pecados. Ele não apenas nos faz dignos da ressurreição com o Senhor Jrsus Cristo, mas também nos põe no mesmo nível com o Cristo ressuscitado nas alturas do céu, por cima do domínio inteiro dos espíritos incorpóreos. Irmãos: Deus não veio à terra em prol de algo pequeno e inconseqüente, mas para algo completamente singular, algo maior do que o grande. Quando um rei terreno visita um lugar em seu país, o benefício de sua visita é sentido por muito tempo depois. O Senhor, o Rei, visitou a humanidade na terra e o benefício dessa visita será sentido até o fim dos tempos. Essa visita significa vida em vez de morte para nós, glória em vez de vergonha, proximidade com Deus em vez de distanciamento, e bênção em vez de maldição. Em outras palavras, essa visita significa a nossa ressurreição dentre os mortos e nosso reino eterno nos céus com o Cristo.


Ó Senhor, graça seja dada a Ti; Ó Senhor, glória a Ti.


A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Comemoração dos Santos Arcanjos e Anjos: Miguel, Gabriel, Rafael, Uriel, Jegudiel, Salatiel, Buraquiel e Jeremiel, Príncipes das Milícias Celestes, e


Os anjos de Deus eram celebrados pelos homens desde os tempos mais remotos mas essa celebração era freqüentemente transformada em uma divinização dos anjos (II Rs 23:5). Os heréticos teciam todo tipo de fábulas a respeito dos anjos. Alguns deles viam os anjos como deuses; outros, apesar de não considerá-los deuses, os chamavam de criadores de todo o mundo visível. O Concílio Local de Laodicéia (quatro ou cinco anos anterior ao Primeiro Concílio Ecumênico) rejeitou a adoração dos anjos enquanto deuses e estabeleceu uma veneração adequada aos anjos no seu Trigésimo Quinto Cânone. No século quarto, durante o tempo de Silvestre, Papa de Roma e, Alexandre, Patriarca de Alexandria, a atual festa do Arcanjo Miguel e todos os outros poderes celestes foi instituída a ser celebrada no mês de novembro. Por que precisamente em novembro? Porque novembro é o nono mês após março, e março é considerado como sendo o mês em que o mundo foi criado. Também, enquanto nono mês após março, novembro foi escolhido para representar as nove ordens angélicas a serem criadas primeiramente. São Dionísio Aeropagita, um discípulo do Apóstolo São Paulo (que foi levado até ao terceiro céu), descreveu essas nove ordens angélicas em seu livro, Sobre as Hierarquias Celestes, como se segue: os Serafins de seis asas, Querubins com muitos olhos, Tronos Teóforos, Domínios, Poderes, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos. O líder to todo exército dos anjos é o Arcanjo Miguel. Quando Satanás, Lúcifer, se afastou de Deus e levou consigo parte dos anjos para a destruição, Miguel se levantou e exclamou perante os anjos fiéis: "Estejamos atentos! Permaneçamos em pé! Permaneçamos em temor!'' e todo exército dos anjos fiéis exclamaram : ``Santo! Santo! Santo! Senhor Deus de Sabaoth! O Céu e a terra estão cheios da Tua glória!'' A respeito do Arcanjo Miguel, veja Josué 5:13-15 e Judas 1:9. Entre os anjos reina uma perfeita unidade da mente, unidade de alma e, de amor. As ordens inferiores mostram total obediência às ordens superiores, e todas juntas à santa vontade de Deus. Toda nação tem seu anjo guardião, assim como todo Cristão. Devemos sempre nos lembrar que tudo o que fazemos, abertamente ou em segredo, fazemos na presença do nosso anjo da guarda. No dia do Temível Julgamento, a multidão dos exércitos dos santos anjos celestes se reunirá ao redor do trono de Cristo e, as obras, palavras e pensamentos de todo homem serão revelados perante todos. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos salve pelas orações do Arcanjo Miguel e de todos os poderes incorpóreos. Amém.
Reflexão
A Sagrada Escritura testemunha clara e irrefutavelmente que os anjos se comunicam incessantemente com este mundo. A Sagrada Escritura e a Santa Tradição da Igreja Ortodoxa nos ensinam os nomes dos sete líderes dos poderes angélicos: Miguel, Gabriel, Rafael, Uriel, Salatiel, Jegudiel e Baraquiel (um oitavo, chamado Jeremiel, é algumas vezes incluído).

"Miguel", na língua hebraica, significa "Quem é como Deus?" ou "Quem é igual a Deus?" São Miguel tem sido representado desde os mais antigos tempos cristãos como um comandante, que segura em sua mão direita uma lança com a qual ataca Lúcifer, satanás, e em sua mão esquerda um ramo verde de palmeira. No topo da lança há um laço de linho com uma cruz vermelha. O Arcanjo Miguel é especialmente considerado como o Guardião da Fé Ortodoxa, e um combatente contra as heresias.

"Gabriel" significa "Homem de Deus" ou "Poder de Deus". Ele é o arauto dos mistérios de Deus, especialmente da Encarnação de Deus e de todos os outros mistérios relacionados a ela. Ele é representado da seguinte maneira: em sua mão direita ele leva uma lanterna com uma vela acesa dentro, e na mão esquerda leva um espelho de jaspe verde. O espelho simboliza a sabedoria de Deus como um mistério escondido.
"Rafael" significa "A cura de Deus" ou "Deus, o Médico" (Tobias 3:17, 12:15). Rafael é representado levando Tobias (que carrega um peixe apanhado no rio Tigre) em sua mão direita, e segurando um jarro de alabastro de médico em sua mão esquerda. "Uriel" significa "Fogo de Deus", ou "Luz de Deus" (III Esdras 3:1, 5:20). Ele é representado segurando uma espada contra os persas em sua mão direita, e uma chama flamejante em sua mão esquerda.

"Salatiel" significa "Intercessor de Deus" (III Esdras 5:16). Ele é representado com seu rosto e olhos voltados para baixo, segurando as mãos contra o peito, em oração.

"Jegudiel" significa "Glorificador de Deus". Ele é representado segurando uma coroa de ouro em sua mão direita e um chicote de três pontas em sua mão esquerda.

"Baraquiel" significa "Bênção de Deus". Ele é representado segurando uma rosa branca contra seu peito.

"Jeremiel" significa "Exaltação de Deus". Ele é venerado como um inspirador e despertador de pensamentos exaltados que elevam o homem a Deus (III Esdras 4:36).

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

“Sobre a cabeça da Igreja e o corpo de Cristo”

E sobre todas as coisas O constituiu como cabeça da igreja, que é o Seu corpo (Ef 1:22-23)


À humanidade acéfala é dada uma cabeça no Senhor Jesus, ressuscitado dos mortos. O corpo separado da cabeça é enxertado em sua cabeça parte por parte, membro por membro. Nem todos os homens são o corpo; apenas aqueles que crêem no Senhor Jesus Cristo. Todos são chamados, mas apenas o que respondem são recebidos sob a Cabeça. Os que respondem compreendem o Corpo que é chamado de Igreja, cuja Cabeça é o Senhor. Mas, como homem ressuscitado e glorificado, Jesus é exaltado dentro da Santa Trindade, acima de todos e de tudo na terra e no céu, assim também a Sua Igreja, Seu Corpo será exaltada à Sua Cabeça, acima de todos e de tudo. A Igreja inteira, junto com sua Cabeça, ficará à direita da Santa Trindade; pois onde está a cabeça aí também está corpo. Os pecadores redimidos e arrependidos, outrora adversários de Deus, vagando extraviados como o Filho Pródigo e acéfalos como um corpo morto, mas agora adotados por meio de Cristo e para Cristo, e vestidos na beleza da vida e do esplendor divinos, serão exaltados a tamanhas altitudes, grandezas e glórias. Pois isso é uma grande coisa, irmãos: a encarnação do Filho de Deus na terra, Seu sofrimento na Cruz e Sua morte por nós. Sua visita à terra acarretou uma grande mudança no destino dos homens e no sentido de todas as coisas. Ele mudou e fez novas todas as coisas.


Portanto, irmãos, não vivamos e conduzamo-nos como o homem velho, mas, em vez disso, como o homem novo; não vivamos conforme o pecado, mas conforme a justiça; não atuemos conforme a carne, mas conforme o espírito. Que sejamos feitos dignos de tais alturas, da grandeza e da glória à qual somos chamados por nossa Cabeça.


Ó Senhor Jesus, Santa Cabeça da Santa Igreja, faz-nos dignos de sermos membros para sempre de Teu Puríssimo Corpo.


A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

OrtoFoto

Polônia
autor: Pit Zsak

Santo Pontífice e Mártir, Paulo I o Confessor, Patriarca de Constantinopla (+ 351) - 06/19 nov

Enquanto o Bem Aventurado Patriarca Alexandre estava deitado em seu leito de morte, os fiéis sofredores lhe perguntaram quem ele escolheria para o suceder enquanto pastor chefe do rebanho espiritual de Cristo. Ele disse: "Se desejais um pastor que vos ensine e que brilhe em virtudes, escolhei Paulo; mas se apenas desejais um homem adequado, exteriormente adornado, escolhei Macedônio". O povo escolheu Paulo. Infelizmente, isso não foi aceito pelos heréticos arianos nem pelo Imperador Constâncio, que estava em Antioquia. Paulo foi rapidamente deposto, e fugiu para Roma com Santo Atanásio, o Grande. Em Roma, o Papa Juliano e o Imperador Constante os receberam calorosamente e os confirmaram na sua Fé Ortodoxa. O Imperador Constante e o Papa Juliano se certificaram de que Paulo tivesse seu trono restituído, mas quando o Imperador Constante morreu os Arianos se levantaram novamente, e o Patriarca Paulo foi banido para Cúcuso na Armênia. Certa vez, enquanto Paulo celebrava a Divina Liturgia no exílio, ele foi atacado por Arianos e estrangulado com o seu omofório, no ano de 351. Em 381, durante o reinado do Imperador Teodósio, as relíquias de Paulo foram transferidas para Constantinopla, e no ano de 1236 foram transladadas para Veneza, onde ainda repousam. Seus amados sacerdote e notário, Marciano e Martírio (25 de Outubro), sofreram pouco tempo após seu patriarca.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

OrtoFoto

Mosteiro de Lesnje - Sérvia
autor: Slobodan Simic

"Sobre a elevação do homem por meio de Cristo ressuscitado"

Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a Seus pés (Ef 1:21-22).

Eis as alturas às quais Deus exalta o ser do homem! Aqui, a natureza divina de Cristo não é o assunto, mas antes a Sua natureza humana. Isso não é sobre o Verbo eterno de Deus, mas antes sobre o homem Jesus, a quem Deus ressuscitou dos mortos e exaltou – não apenas acima deste mundo inteiro visível e mortal, mas também acima do invisível e imortal, muito acima de todas as ordens de anjos e de poderes celestes; muito acima de todas as maravilhosas hierarquias dos céus, conhecidas e desconhecidas; muito acima de todo ser criado, conhecido e desconhecido; e muito acima de todo o nome nos mundos material e espiritual. Meus irmãos: vedes como nosso Todo Glorioso Criador cumpriu a promessa que fez a Adão quando o baniu do paraíso, e que repetiu com mais clareza a Abraão, e que repetiu com ainda mais clareza pelos profetas e por David? Vedes como o Senhor Sabaoth começou a glorificar a raça humana através da glorificação do homem Jesus, o Filho de Deus, em quem a divindade de Deus se encarnou? Como o primeiro em glória, Deus glorificou a Ele primeiro, e depois, em ordem, todos aqueles que são contados com Ele, e que pela graça do Espírito Santo estão designados e escritos no Livro da Vida para a glória eterna. Não é sem motivo que a Igreja canta para a Mãe de Deus: "Mais venerável que os Querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins". Onde o Senhor Ressuscitado e exaltado, sua Santíssima Mãe é também exaltado como o são também Seus Santos Apóstolos, de acordo com Suas palavras a Seu Pai Celestial. Pai, aqueles que Me deste quero que, onde Eu estiver, também eles estejam comigo (Jo 17:24).

Tal é a ilimitada conseqüência da descida de Deus a terra. Tais são os inefáveis frutos de Seus padecimentos.

Ó Senhor Jesus Cristo nosso Salvador, igual apenas a Teu Pai e ao Espírito Santo; ajuda-nos a desenredarmo-nos da profundeza do pecado pútrido e da estultícia sensual antes do fim.

A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.

SS. Márts., Galacteon e sua esposa Episteme, de Emesa – Fenícia - 05/18 nov

Galacteon e Episteme nasceram ambos na cidade de Emessa, na Fenícia. A mãe de Galacteon era estéril até ser batizada. Após seu batismo, ela converteu seu marido Clitofonte a verdadeira fé, batizou seu filho Galacteon e o educou na fé cristã. Quando Galacteon cresceu o suficiente para se casas, sua boa mãe, Leucipa, adormeceu, e seu pai desposou-o com uma donzela nascida pagã, chamada Episteme. Galacteon não queria de modo algum se casar, e convenceu Episteme a ser batizada e depois tonsurada monja ao mesmo tempo em que ele se tornava monge. Ambos se retiraram para o monte Publion – Galacteon para um mosteiro e Episteme para um convento. Eles se mostraram luzes radiantes em seus mosteiros. Eram os primeiros no trabalho, os primeiros na oração, os primeiros na humildade e na obediência e os primeiros no amor. Jamais deixaram seus mosteiros nem viram um ao outro até pouco antes da morte. Uma feroz perseguição começou e ambos foram trazidos perante o tribunal. Enquanto os pagãos açoitavam impiedosamente Galacteon, Episteme chorava. Então eles a açoitaram. Depois disso, eles amputaram as suas mãos, os seus pés e por fim as suas cabeças. Seu amigo Eutolio tomou os seus corpos e os sepultou dignamente. Eutolio fora escrava dos pais de Episteme, e mais tarde monge com Galacteon. Ela também escreveu a vida desses mártires maravilhosos de Cristo que sofreram e receberam suas coroas no céu no ano de 253.
Hino de Louvor
Galacteon, e com ele Episteme,
Abandonaram o mundo da fumaça passageira,
Crucificaram as paixões do corpo
E acenderam aos céus em espírito.
Seus corações lembravam-se de Cristo em cada batida,
E se crucificavam por amor Dele.
Então chegaram os carrascos.
Galacteon foi a sua tortura,
E Episteme correu atrás dele:
"Mais devagar, irmão", ela disse, "não corras!
Fui batizada por tuas mãos,
Agora leva-me contigo à tua tortura!
Mesmo sendo indigna, irmão,
Estou disposta a morrer pelo meu Cristo."
Galacteon, e com ele Episteme,
Proclamaram Cristo aos descrentes,
E entre amargas torturas por fim expiraram.
Entregaram suas almas a Cristo;
Agora vivem com os anjos no Paraíso,Galacteon e Episteme.
Reflexão
O amor físico, comparado ao amor espiritual, é menos do que uma sombra é para substância sólida. A irmandade de sangue e de corpo não é nada comparada a irmandade do espírito. O pai de Galacteon o desposou com a virgem Episteme. Galacteon batizou Episteme e, depois, receberam ambos a tonsura monástica. Seu amor físico foi substituído pela amor espiritual, um amor tão forte quanto a morte. Tão grande era o amor espiritual de Galacteon por Episteme que ele jamais desejou vê-la com seus olhos físicos. Nem o contato e nem a proximidade físicas são necessários para o amor espiritual. Tão grande era o amor espiritual de Episteme por Galacteon que quando ela soube que ele havia sido levado para a tortura, correu atrás dele, rogando-lhe para que não a rejeitasse, mas a recebesse como uma companheira de sofrimentos, uma vez que ele era seu pai e irmão espiritual. Quando os impiedosos torturadores açoitaram o corpo nu do santo Galacteon, a santa Episteme chorou. Contudo, quando os torturadores deceparam suas mãos e pés por Cristo, ambos rejubilaram e glorificaram a Deus. Tão grande era o poder de seu amor por nosso Senhor Jesus Cristo, e tão grande era o amor espiritual com que se amavam um ao outro. Em verdade, o amor físico é como uma borboleta colorida que passa depressa, mas o amor espiritual é duradouro.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

"Sobre a convocação a todos os cristãos para que se tornem santos"

Aos santos que estão em Éfeso (Ef 1:1)


O Apóstolo chama os cristãos em Éfeso de santos. Ele não chama apenas um ou dois deles de santos, nem um grupo deles, mas todos. Não é esse um milagre maravihoso de Deus, que as pessoas, não no deserto, mas numa cidade – e uma cidade idólatra e corrupta – se tornem santas? Que homens casados, que geram filhos, que negociam e trabalham, tornem-se santos! Em verdade, assim eram os primeiros cristãos. Sua dedicação, fidelidade e zelo na fé, assim como sua santidade e pureza de vida, justificavam completamente o serem chamados santos. Se mais tarde os santos se tornaram a exceção, nesses dias antigos os não-santos eram a exceção. Santos eram a regra. Desse modo, não devemos nos impressionar que o Apóstolo chamou todas as almas batizadas em Éfeso de "santos" e que ele tinha um nome ainda mais nobre para todos os cristãos, a saber, o de "filhos", os filhos de Deus (Gal 4:6). O Cristo, o próprio Senhor, deu-nos o direito de chamarmos a nós próprios assim quando nos ensinou a dirigirmo-nos a Deus como Pai nosso (Mt 6:9).


Ó meus irmãos, nós não dizemos a Deus todos os dias: "Santo Deus"? Não chamamos os anjos de santos? Não chamamos a Mãe de Deus de santa? E os profetas, apóstolos, mártires e justos? Não chamamos o céu de santo, e o Reino dos Céus de santo? Quem então pode entrar no Reino santo senão os santos? Assim, se temos esperança da salvação, também temos esperança da santidade.


Ó Santo Deus, que habitas no lugar santo, repousas entre os santos, chamas os santos para Ti e mostras misericórdia para com eles, ajuda-nos também a nós, para que nos tornemos santos – em palavras, em pensamentos e em atos – para a Tua glória e nossa salvação.


A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.

sábado, 15 de novembro de 2008

OrtoFoto

Sérvia
autor: Boris Lazic

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

"Sobre a glória do nome de Deus"

E bendito seja Seu glorioso Nome eternamente! E que toda a terra seja cheia de Sua glória. Amém e amém (Salmo 72:19).

Do coração cheio de graça do profeta brotam palavras cheias de graça. O profeta fala do Rei e do Filho do Rei, o Rei mais incomum Que já apareceu sobre a terra. Que Seu nome seja bendito eternamente (Salmo 72: 17), diz o profeta e, então, como se não bastasse, fala novamente e adiciona: Seu glorioso nome. A Igreja de Cristo é a glória de Cristo. Bendita é Sua Santa Igreja: o fruto de Seus labores, a coroa de Sua humilhação, obra de Suas mãos, a flor de Seu sangue! Bendito é o próprio nome de Sua Igreja – santa e salvífica! E de Sua Igreja, ou seja, de Sua obra e Sua glória, toda a terra seja repleta. Pelas palavras, eternamente e para sempre, predisse o profeta a imortal obra de Cristo, Sua Igreja. Será construída no tempo e revelada na eternidade. Será edificada até o fim dos tempos, revelada inteiramente na eternidade. Irmãos meus, esforcemo-nos para que nossas almas sejam edificadas na Igreja de Cristo, neste corpo vivo e imortal cuja vida não conhece término e cuja beleza é indescritível. Esforcemo-nos para que não sejamos rejeitados como pedras inúteis e inadequadas e lançados no abismo da eterna escuridão.

Senhor Jesus Cristo, Rei e Filho do Rei, escreve-nos também no livro da imortalidade e lembra de nós em Teu Reino Celestial.

A Ti, glória e louvor eternamente. Amém.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa Sérvia em Belgrado

Com a renúncia do Patriarca Pavle ao cargo de condutor da Igreja Sérvia, dia 11 de novembro, iniciou hoje com a Sagrada Liturgia, presidida por Sua Eminência o Metropolita Amfilóquio de Montenegro e Litoral, o Sínodo do Patriarcado da Sérvia, para a eleição do novo Patriarca.

"Novo Metropolita"

Ontem, quarta-feira, dia 12 de novembro de 2008, Sua Excelência Revma. o Bispo Jonah de Fort Worth foi eleito Arcebispo de Washington e Nova Iorque e Metropolita de Toda a América e Canadá da Igreja Ortodoxa na América.

OrtoFoto

Polônia
autor: o.Serafim Telep

"Sobre a certeza do justo de que não haverá de morrer"

Não morrerei, mas viverei, e proclamarei as obras do Senhor (Salmo 117:17).

Quem pode dizer: Não morrerei? Aquele que perpassa o Senhor Vivo. Quem pode confirmar com segurança: mas viverei? Aquele que vê o Senhor Vivo diante de si. Enoque e Elias não morreram, mas foram levados à vida eterna. O Senhor os levou em Sua misericórdia e como prova à humanidade da vida imortal. Jesus Cristo, o Senhor, morreu e ressuscitou segundo Seu poder, como prova à humanidade da ressurreição dos mortos. Os Apóstolos e santos foram assassinados, mas muitos deles apareceram do outro mundo, em seu amor pela humanidade, para provar à humanidade a vida eterna. Deste modo, os que foram levados aos Céus na carne e aqueles cujos corpos repousaram vivem com o Senhor ressuscitado, Jesus Cristo, no Reino Imortal. Não morrerei, mas viverei, disse o Rei Davi com grande certeza, mesmo vivendo na terra antes da Ressurreição do Senhor e do anúncio da Ressurreição Geral dos justos. Com mais certeza ainda, cada um de nós, cristãos, deve falar assim também: não morrerei, mas viverei, pois o Senhor ressuscitado é o fundamento de nossa Fé, e nossos olhos viram e nossos ouvidos ouviram mais – muito mais – do que os olhos e ouvidos do Rei Davi. Depois da Cruz de Cristo, o demônio ficou como fumaça; e depois de Sua Ressurreição, a morte ficou como uma mera névoa pela qual se passa ao campo ensolarado da imortalidade. Bem-aventurado aquele, irmãos, que se torna digno de viver e proclamar as obras do Senhor.
Ó Senhor Vivo, aviva-nos e salva-nos.
A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.

Santos Apóstolos e Discípulos do Senhor, Eustáquio, Amplias, Urbano, Narciso, Apélio e Aristóbulo dos Setenta (+séc.I) - 31 out/13 nov

Todos pertenciam ao grupo dos Setenta. Estáquis foi assistente de Santo André, o Protóclito [isto é, o primeiro apóstolo a ser chamado pelo Cristo -- nota do tradutor]. Santo André o designou Bispo de Bizâncio. Estabeleceu a Igreja em Argirópolis e governou seu rebanho fiel e zelosamente. Depois de dezesseis anos como bispo, repousou em paz no Senhor. Âmplias e Urbano também trabalharam com Santo André e foram ordenados bispos por ele: Âmplias em Lida de Odissópolis na Judéia, e Urbano na Macedônia. Ambos morreram como mártires pelo Cristo Senhor. Narciso foi designado Bispo de Atenas pelo Apóstolo Filipe. Santo Apeles foi Bispo de Heracléia da Traquínia. Aristóbulo, irmão do Apóstolo Barnabé, pregou a Fé Cristã na Grã-Bretanha, onde repousou em paz.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

OrtoFoto

Mosteiro Devina Voda - Kosovo
autor: Bojan Slavkovic

domingo, 9 de novembro de 2008

“Sobre o coração pronto para Deus”

Meu coração está pronto, ó Deus, meu coração está pronto (Salmo 57:7)


Irmãos, bem-aventurado aquele capaz de assim falar a seu Senhor! Bem-aventurado aquele cujo coração está completamente pronto para seguir a vontade de Deus. A prontidão do coração do homem reside nisso: em seguir com alegria a vontade de Deus e não se confundir com os próprios pensamentos e desejos. No começo, o arrependido Rei Davi seguia seus próprios pensamentos e desejos pecaminosos e era como um barco num mar tempestuoso. Porém, quando percebeu que a tempestade haveria de afundá-lo, voltou-se para Deus com grande arrependimento e lágrimas e rendeu inteiramente a Deus o barco de sua vida. Meu coração está pronto, ó Deus, meu coração está pronto! clamou com grande paz na alma, pois sabia que confiara seu barco às mãos do Habilidosíssimo Timoneiro. A tempestade ainda assolava, ventos e ondas ainda o assaltavam, mas ele não tinha medo, convencido de que nada poderia destruir seu barco e que seu barco navegaria com segurança até um porto seguro. Um "coração pronto" significa um coração purificado do orgulho e humildado perante a sabedoria e o poder majestosos de Deus. Um "coração pronto" significa um coração esvaziado de todos as ilusões e desejos mundanos e repleto de nada que não sejam aspirações por Deus e amor a Deus. Um "coração pronto" significa um coração curado de toda inquietação, preocupação e temor, aquietado e encorajado pela presença da graça de Deus. Cantarei e darei louvores em minha glória (Salmo 57:7), prossegue o Salmista. Isso mostra que seu coração está verdadeiramente pronto: ele não está orgulhoso de sua glória real, mas a atribui a Deus. Ele se humilhou perante Deus como um nada; agora, seu único prazer é exaltar e glorificar a Deus. Sua glória pessoal apenas lhe dá uma razão para glorificar o seu Deus Todo-Glorioso.


Irmãos meus, esforcemo-nos para que nossos corações estejam prontos em breve diante de Deus; prontos para ouvir a palavra de Deus, prontos para seguir a vontade de Deus, prontos para glorificar o Deus Vivo.


Ó Senhor Deus, nosso Criador Imortal, ajuda-nos a prepararmos os nossos corações, para que possam ser vasos de Tua graça vivificante.


A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.

sábado, 8 de novembro de 2008

Santo Grande Mártir, Demétrio, o Miroblita, Procônsul de Tessalônica (+c.306) -26 out/08 nov

Esse glorioso santo taumaturgo nasceu em Tessalônica, de pais nobres e devotos. Implorado a Deus por pais estéreis, Demétrio foi seu único filho e dessa forma foi criado e educado com grande cuidado. O pai de Demétrio era comandante em Tessalônica. Quando seu pai morreu, o Imperador Maximiano designou Demétrio como comandante em seu lugar. Ao designá-lo, Maximiano, um adversário do Cristo, recomendou em particular que ele perseguisse e exterminasse os cristãos de Tessalônica. Demétrio não apenas desobedeceu ao imperador como confessou abertamente e pregou o Senhor Jesus Cristo na cidade de Tessalônica. Quando o imperador soube disso, ficou furioso com Demétrio. Então, ao retornar da batalha contra os sármatas, Maximiano parou em Tessalônica para investigar o assunto. O imperador convocou Demétrio e o interrogou sobre sua fé. Demétrio reconheceu com franqueza sua Fé Cristã ao imperador e também condenou a idolatria do imperador. Maximiano lançou Demétrio à prisão. Sabendo o que o aguardava, Demétrio deu todos os seus bens ao seu fiel servo Lupo, para que os distribuísse aos pobres, e esperou com alegria o seu eminente padecimento pelo Cristo Senhor. Um anjo de Deus apareceu a ele na prisão, dizendo: "A paz seja contigo, ó sofredor do Cristo. Sê bravo e forte!" Passados vários dias, o imperador enviou soldados à prisão para matar Demétrio. Os soldados encontraram o santo de Deus orando e o trespassaram com as lanças. Os cristãos tomaram seu corpo às escondidas e o enterraram dignamente. Uma mirra medicinal fluía do corpo do mártir do Cristo e curava muitos doentes. Em breve uma pequena igreja foi construída sobre suas relíquias.

Um nobre ilírio, Leôncio, estava acometido de uma doença incurável. Correu em oração às relíquias de São Demétrio e foi completamente curado. Em agradecimento, Leôncio ergueu uma igreja muito maior no lugar da igreja velha. O santo apareceu a ele em duas ocasiões. Quando o Imperador Justiniano quis trasladar as relíquias do santo de Tessalônica para Constantinopla, centelhas flamejantes saíram do túmulo e se ouviu uma voz: "Pára e não toques!" E assim as relíquias de São Demétrio permaneceram por todo o tempo em Tessalônica. Como protetor de Tessalônica, São Demétrio apareceu muitas vezes e em muitas ocasiões salvou Tessalônica de grandes calamidades. Seus milagres são incontáveis. Os russos consideravam São Demétrio o protetor da Sibéria, que foi conquistada e anexada à Rússia em 26 de outubro de 1581.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

OrtoFoto

Vladika Atanásio - Bosnia i Hercegovina
autor: Predrag Pikić

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ícone de Mãe de Deus chamada “Consolação de Todos os Sofrimentos” (1688) - 24 out/06 nov

Esse nome é dado a um dos ícones miraculosos da Santíssima Mãe de Deus. Neste dia, celebra-se esse ícone pela cura miraculosa de Eufêmia, em Moscou, irmã do Patriarca Joaquim, no ano 1688. Eufêmia tinha um sério ferimento no lado e, como os doutores falharam em seu tratamento, ela rogou em lágrimas à Santíssima Mãe de Deus. Então, ela ouviu uma voz: "Eufêmia, vá à Igreja da Transfiguração de meu Filho; lá, encontrarás o ícone 'Alegria em todas as aflições.' Solicita o padre orar por ti diante do ícone e serás curada." Eufêmia assim fez e imediatamente ficou sã.

Hino de Louvor
ao Ícone da Santíssima Mãe de Deus, "Consolação de Todos os Sofrimentos"
Ó Santíssima Mãe de Deus, "Alegria de todos os aflitos,"
Concede misericórdia a nós, pecadores.
Teu Filho, agora, assenta-se no trono do Reino Eterno,
Vês todas as nossas aflições; as conheces quando acontecem.
Sempre rogas a Cristo Deus pelos fiéis,
Tens aliviado tanta dor e miséria dos aflitos.
Ó Virgem Santa, jamais cesses, até o final dos tempos,
De rogar pela salvação de nossa raça.
Cristo Te fez até mais gloriosa que os Serafins:
Apressa-Te em auxiliar-nos, ó Alegria de todos os aflitos!

OrtoFoto

Mosteiro de Varlaam, Meteora
autor: Ovidiu-Mihail Coşerea

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

“Sobre a beleza da filha do rei”

A filha do rei é toda gloriosa lá dentro (Salmo 45:13)
A Igreja de Deus é a filha do Rei. Apesar de pobre e simplória que possa parecer externamente ao olho físico, não importa quão perseguida e humilhada, Ela está revestida de resplendor real e de beleza internamente. O Rei, Que é mais belo do que os filhos dos homens (Salmos 45: 2), confere beleza à Sua filha real. A Igreja de Deus é como uma vestimenta do Cristo; Cristo nela vive. Nenhuma outra beleza pode-se comparar com a beleza interior, ou seja, a beleza de Cristo.
A Santíssima Deípara é a filha do Rei: Sua vestimenta é tecida de ouro (Salmo 45: 13). Essa vestimenta é a virtude de sua alma. O que entendemos "vestimenta" como virtude fica claro na parábola do casamento do filho do rei. O homem que não estava trajado nas roupas de casamento foi retirado da mesa do rei e punido (cf. Mateus 22: 11-13). A verdadeira fé em Deus foi a vestimenta dourada da Santíssima Virgem. Virgindade, meiguice, compaixão, santidade, piedade, devoção à vontade de Deus e tantas outras virtudes foram tecidas nessa vestimenta de ouro. Por outro lado, a beleza dela foi obra do Senhor Cristo, oculta dentro dela e nascida dela.
A alma de cada fiel cristão é como a filha do Rei. Toda a beleza dessa alma está em Cristo e é de Cristo, Que habita dentro da alma. Uma alma sem Cristo, o Sol de Retidão, encontra-se em trevas, sem forma nem beleza, como o universo seria sem forma nem beleza caso o sol material não existisse.
Grande e gracioso Senhor, nosso verdadeiro Deus e Provedor amante dos homens, ajuda-nos a trajarmo-nos nas vestimentas das virtudes, para que não estejamos nus em Teu Temível Julgamento.
A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.

Santo Apóstolo e Discípulo do Senhor, Tiago, Irmão do Senhor, 1º Arcebispo e Patriarca de Jerusalém (+ 62) - 23 out/05 nov

Tiago é chamado irmão do Senhor porque era filho do justo José, noivo da Santíssima Deípara. Quando o justo José estava perto da morte, dividiu seu patrimônio entre seus filhos e quis deixar uma porção ao Senhor Jesus, filho da Santíssima Virgem, mas todos os demais irmãos se opuseram, não considerando Jesus como seu irmão. Tiago, porém, amava muito Jesus e declarou que incluiria Jesus em sua quota. É por isso que ele é chamado de irmão do Senhor. Desde o princípio, Tiago era devotado ao Senhor Jesus. Segundo a Tradição, viajou ao Egito com a Santíssima Virgem e José, quando Herodes procurou assassinar o Rei recém-nascido. Tempos depois, assim que ouviu o ensinamento do Cristo, Tiago viveu de acordo com ele. Dele se diz que jamais comia gordura ou óleo, mas vivia apenas com pão e água; e foi virgem até o fim de sua vida na terra. Com freqüência, guardava vigília à noite e orava a Deus. O Senhor o contou entre os Seus Setenta Apóstolos. Após Sua Gloriosa Ressurreição, o Senhor apareceu especialmente a ele, como testifica o Apóstolo Paulo (I Coríntios 15:7). Foi Bispo de Jerusalém por trinta anos e governou com zelo a Igreja de Deus. Por instrução do Senhor, Tiago compilou a primeira Liturgia, que pareceu muito longa aos cristãos posteriores; São Basílio e São João Crisóstomo a abreviaram. Converteu muitos judeus e gregos à Fé Cristã, e até os judeus descrentes se admiravam de sua justiça, referindo-se a ele como "Tiago, o Justo." Quando Ananias se tornou Sumo Sacerdote, ele e outros anciãos judeus decidiram matar Tiago por ser um pregador do Cristo. Certa ocasião, durante a festa da Páscoa, quando muitos se reuníam em Jerusalém, os anciãos forçaram Tiago a subir ao teto do Templo e tentaram fazê-lo falar contra o Cristo. Ele escalou e falou ao povo sobre o Cristo como o Filho de Deus e o verdadeiro Messias, sobre Sua Ressurreição e Sua glória eterna nos céus. Os sacerdotes e anciãos, enfurecidos, empurraram-no do telhado; ele caiu e ficou gravemente ferido, mas sobreviveu. Então, um homem correu e bateu-o na cabeça com um porrete com tal força que seu cérebro se esparramou para fora. Assim, esse gloriosíssimo apóstolo do Cristo teve uma morte de mártir e partiu para viver eternamente no Reino de seu Senhor. Tiago contava com sessenta e seis anos de idade ao sofrer pelo Cristo.
Hino de Louvor
Santo Apóstolo Tiago, Irmão do Senhor
Tiago, Irmão do Senhor, um belíssimo justo,
Explicou o ensinamento do Cristo com sua vida,
E quando o torturaram, mansamente ajoelhou-se
E rogou a Deus por seus inimigos.
Num lugar dificílimo, num tempo dificílimo,
Suportou com paciência o fardo episcopal.
Governou a Igreja como um bom pastor
E glorificou o Senhor em palavras e ações.
Ensinou os homens a amar a Jesus
E ensinou os fiéis a orar a Deus.
"Homem soberbo, o que é a fé sozinha?
A fé sem obras é um cesto vazio.
Quem tem ouvidos, que ouça este ensinamento:
A fé sem obras é um corpo sem espírito.
Donde vem a guerra, a todos abominável?
Das paixões impuras de vossos corpos.
Sempre guerreiam os homem e nenhuma paz possuem,
Pois seus corações desejam o mal, então derramam sangue.
Quem retira um pecador do erro
Do Senhor receberá o dom da vida eterna em recompensa."
Os judeus assassinaram o justo Tiago,
Mas assassinaram a si mesmos e o glorificaram!
Admirável Tiago, santo Apóstolo,Ajuda os fiéis que oram a ti.

Reflexão
De Deus vem a graça, mas de nós vem o trabalho. Portanto, que ninguém sequer pense que os santos apóstolos se apoiaram apenas na graça doada por Deus, ou que era fácil para eles, ou que eles realizaram sua grande obra no mundo sem esforço. Não diz o Apóstolo Paulo: Mas, vigio meu corpo e trago-o à sujeição, para que de nenhum modo, quando pregar aos outros, eu mesmo seja um renegado (I Coríntios 9: 27)? Ainda, em outra passagem, não diz ele passar a vida sob perigos de naufrágio, perigos de assaltantes, no mar, perigos entre falsos irmãos, na fraqueza e no sofrimento, vigiando, em fome e sede, jejuando, no frio e na nudez (II Coríntios 11: 26 – 27)? São Tiago se alimentava apenas de pão, e não até a saciedade. Dormia muito pouco e passava as noites em oração. Ajoelhava-se tanto em oração, que a pele de seus joelhos ficou dura como a pele dos joelhos do camelo. Esse irmão do Senhor orava com lágrimas e lamentações não somente pela Igreja que ele governava, mas também pelo mundo inteiro. Mesmo quando foi empurrado do telhado do templo pelos maliciosos judeus, e ficou assim completamente alquebrado, o santo apóstolo jamais se esqueceu de sua dívida para com Deus e com os homens. Juntando suas últimas forças, ergueu-se sobre os joelhos, estendeu os braços aos céus e fervorosamente orou a Deus, dizendo: "Senhor, perdoa-lhes esse pecado, pois eles não sabem o que fazem." Enquanto ele estava orando assim, homens pérfidos arremessavam-lhe pedras por todos os lados. Vendo isso, um dos filhos de Recabe grito: "Parai! O que estais fazendo? Esse justo está orando a Deus por vós, e vós o matais!" Entretanto, aquele grito de uma alma compassiva não pôde impedir os assassinos, acostumados a obras malignas, de matar o santo de Deus. Assim era que os apóstolos não se apoiavam somente na graça, mas dedicavam também uma força quase sobre-humana para se mostrarem dignos da graça de Deus.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Santo Pontífice e Confessor, Abércio, Abp. de Hierápolis da Frígia – Ásia Menor, igual aos Apóstolos, o Taumaturgo (+c.167) - 22 out/04

Nos reinados do Imperador Antonino e seu filho, Marco Aurélio, Santo Abércio era bispo da cidade de Hierápolis, na Frígia. A grande maioria da população de Hierápolis era pagã, e Santo Abércio governava seu disperso rebanho, lamentando no coração por causa do grande número de pagãos e idólatras, e diligentemente orava a Deus para que Este os trouxesse à luz da verdade. Durante um animado festival idólatra, Abércio, inflamado de zelo por Deus, entrou num templo idólatra, destruindo os ídolos. Tendo os pagãos enraivecidos buscado matá-lo, três donzelas, espumando pela boca e grunhindo, caíram diante do homem de Deus, que expulsou os demônios dela. As jovens ficaram sãs e serenas. Esse milagre transformou a ira dos pagãos em admiração para com o milagreiro de Cristo e quinhentos deles imediatamente desejaram o batismo. Pouco a pouco, todos de Hierápolis vieram a crer em Cristo e foram batizados. O procônsul da província, Públio, tinha uma mãe que era cega. Abércio restaurou-lhe a visão pela oração, e tanto Públio como sua mãe e muitos outros acreditaram em Cristo. Em avançada idade, Abércio foi convocado a Roma, onde curou da insanidade a filha do imperador. Em inúmeras vezes, o Senhor Jesus Cristo apareceu a Seu fiel seguidor. Pessoas de perto e de longe vinham até ele atrás de uma ajuda miraculosa, quando sofriam de incuráveis doenças. Os demônios não somente o temiam, como também o serviam sob seu comando. Guiado pelo próprio Senhor, Abércio pregou o Evangelho por toda Síria e Mesopotâmia. Em idade bem avançada, Santo Abércio apresentou-se diante de seu amado Senhor, em Hierápolis, no final do século II.

domingo, 2 de novembro de 2008

“Sobre os pecados da língua”

Eu disse: "Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua" (Salmo39:1)


O pecado da língua é o pecado mais comum e mais freqüente. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, diz o Apóstolo Tiago (Tiago 3:2). Quando um penitente entra pelo caminho de Deus, quando começa a viver conforme os mandamentos de Deus, deve primeiro esforçar-se para evitar o pecado pela língua. Essa era a regra que o penitente Davi impôs a si mesmo. Ele fez voto, em especial, de permanecer em silêncio diante de seus adversários: Guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim (Salmo 39:1). Eis uma regra admirabilíssima para aquele que está sendo curado do pecado. Quando é acusado, não responde; quando é caluniado, permanece em silêncio. Em verdade, de que adianta falar a um homem enfurecido e injusto que não ama a Deus mais do que a si mesmo? Se lhe falardes sobre o mal, enfurecê-lo-eis ainda mais. Se lhe falardes sobre o bem, fareis dele um zombador de coisas santas. Diante de Pilatos, o Cristo permaneceu em silêncio. Pilatos disse: Nada respondes? (Marcos 15:4). Que pode Ele responder-te, quando não tens ouvidos para ouvir, ou uma mente para compreender? Eis que o silêncio do justo perante o injusto pode ainda exercer a melhor influência sobre o injusto. Forçado a interpretar sozinho o silêncio do justo, o injusto pode interpretá-lo para benefício de sua alma; ao passo que qualquer outra resposta, boa ou má, será interpretada para o mal, para a condenação dos outros e a justificação de si mesmo. Bem-aventurado aquele que aprende a governar sua língua.

Ó Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, que nos mostraste pelo Teu exemplo como e quando falar, mostraste-nos pelo Teu exemplo como e quando devemos ficar em silêncio. Ajuda-nos, pelo Teu Santo Espírito, para que não pequemos com a língua.

A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.

sábado, 1 de novembro de 2008

OrtoFoto

Polônia
autor: Marta Łuksza